quarta-feira, 27 de junho de 2012

Casas atingidas pelas chuvas são demolidas

Terça, 26 de junho de 2012 - 12h33
 

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) visitou na manhã desta terça-feira (26) a comunidade Saturnino de Brito, no bairro de Jaguaribe, para demolir três casas que desmoronaram durante as fortes chuvas da semana passada. O trabalho está sendo realizado por agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O órgão informou que as ações emergenciais já foram controladas, mas que as equipes continuam monitorando as áreas de risco na cidade de João Pessoa.

As três famílias que moravam nos imóveis estão em um abrigo provisório na Escola Municipal Damásio da Franca, em Jaguaribe, e serão inscritas no auxílio moradia para pagar o aluguel de uma nova casa. As famílias estão recebendo apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com auxílio de cesta básica, assistência médica, colchões e cobertores.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, explicou que a demolição é necessária para a segurança das famílias atingidas e da comunidade. “Essas casas foram interditadas na última terça-feira, avaliamos as condições de cada uma e agora chegou o momento de demolir. As famílias foram retiradas, assim como alguns pertences que podem ser reaproveitados”, disse.

“Por enquanto minha família está abrigada na escola e a prefeitura já nos informou que vamos receber o auxílio moradia”, disse Luciana Lopes, moradora de uma das casas e mãe da adolescente que foi atingida durante o desmoronamento. Ela afirmou ainda que o estado de saúde da filha é estável. “Ela já recebeu alta e agora está na casa da minha irmã”, contou.

Apesar das chuvas terem diminuído, esta semana as equipes devem continuar as visitas nas áreas alagadas na semana passada, como as comunidades do Timbó (Bancários), São José (Bairro São José), Comunidade do S (Roger), entre outras.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana. A chamada é gratuita. Além da Defesa Civil, estão participando das operações a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Previsão do Tempo – A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que o tempo continue chuvoso nos próximos dias. Nesta terça-feira (26), o órgão prevê sol entre chuvas isoladas, com temperatura variando entre 21° e 30°.

Nesta quarta-feira (27), as chuvas devem permanecer, registrando temperatura mínima de 22° e máxima de 31°. Já na quinta (28) e sexta (29), a previsão é que as chuvas parem, mas o tempo continuará nublado.

Da Redação, com Secom/JP


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário