terça-feira, 19 de junho de 2012

Olhares para o meio ambiente

Esta semana está sendo realizada até quinta-feira a mostra 'Terra, Nosso Planeta no Cinema' 

Publicado em 19/06/2012 às 08h00

Aproveitando o mote da reunião dos líderes das principais potências mundiais no Brasil através do evento organizado pelas Nações Unidas intitulado Rio+20, esta semana está sendo realizada até quinta-feira a mostra 'Terra, Nosso Planeta no Cinema', promovida pelo Sesc de João Pessoa.

O discurso da busca pelo desenvolvimento da sustentabilidade e das soluções para o meio ambiente pautadas na convenção do Rio de Janeiro reflete nos longas-metragens que serão exibidos gratuitamente nos horários das 9h, 15h e 19h.

Antes e após as sessões serão debatidos os novos parâmetros políticos, econômicos e sociais acerca do tema para alunos de escolas públicas e particulares, além do público presente. O debate será aberto pela jornalista e ambientalista Thamara Duarte.

Nesta terça-feira será exibido Amazônia em Chamas (1994), filme feito para a TV de John Frankenheimer (Operação França 2) sobre a vida do ambientalista acreano Chico Mendes (1944-1988).

O protagonista é interpretado pelo porto-riquenho Raul Julia, penúltimo trabalho do ator antes de morrer após sofrer um sério derrame cerebral (ele ainda viria a fazer a adaptação do game Street Fighter, com Jean Claude Van-Damme).

O filme da quarta-feira será Na Montanha dos Gorilas (1988), de Michael Apted (As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada), mostrando a luta real de uma antropóloga norte-americana (Sigourney Weaver) contra a caça indiscriminada de gorilas em uma reserva africana.

Por fim, na quinta-feira, será exibida a animação Wall-E (2008), de Andrew Stanton (John Carter). A humanidade abandonou a Terra após deixá-la inabitável devido à poluição. O filme se concentra no simpático (e último) robô que tem a função de limpar o planeta, que vê sua solidão chegar ao fim com a aparição do robô Eva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário