quinta-feira, 7 de junho de 2012

Inventário está sendo elaborado

Poluentes monitorados são material particulado, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e ozônio.

Para estimar qual foi o índice de poluição do ar na Paraíba nos últimos anos, a Sudema está preparando um inventário de emissão de poluentes de fontes móveis, que vai de 1990 até 2011. “Vamos juntar informações de frota de veículos, idade dos automóveis e combustíveis usados por eles para estimar de quanto foi a poluição nesse período”, relatou Luciana. A previsão para o término do inventário é outubro.

Os poluentes monitorados são material particulado, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e ozônio. Além dos carros, entre as principais fontes de poluição estão as indústrias, onde a fiscalização da Sudema é feita através de analisadores instalados nas chaminés dos prédios. A presença de analisadores é uma condição básica para que o órgão conceda a licença para a fábrica. “Além disso, pedimos um estudo de impacto ambiental e sempre verificamos se a indústria não ultrapassou o limite máximo de poluição”, pontuou Luciana Alves.

A Associação Paraibana de Amigos da Natureza (Apan), representada pelo biólogo Ronilson Paz, explicou que, mesmo com a fiscalização e com filtros que diminuem a emissão de gases tóxicos usados pelas fábricas, a Ilha do Bispo, o Bairro das Indústrias e o Distrito Industrial, além de Alhandra, são áreas que chamam a atenção pelas denúncias de poluição atmosférica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário