sábado, 9 de junho de 2012

Horta orgânica é usada como ferramenta escolar

Colégio Motiva em Campina Grande utiliza, desde sua fundação, um projeto para a produção de uma horta orgânica criada para acrescentar conhecimento aos alunos de forma mais fácil e rápida.


 
O aprendizado começa logo nos primeiros anos de vida. E foi pensando assim que o Colégio Motiva em Campina Grande utiliza, desde sua fundação, um projeto para a produção de uma horta orgânica criada para acrescentar conhecimento aos alunos de forma mais fácil e rápida. O projeto é uma extensão da sala de aula e utiliza o método agrícola que possibilita, além do entretenimento, uma consciência ambiental nos estudantes. A educação ambiental é uma prática que faz parte da grade curricular do colégio. Hoje, mil alunos participam do projeto.

A vice-diretora pedagógica do colégio, Patrícia Brasil, informou que vários legumes e hortaliças são produzidos no quintal, que possui 600 m² de área. “As crianças participam do projeto desde a adubação da terra à colheita dos produtos”, contou. E os produtos são dos mais variados, entre alface, cebola, coentro, pimentão, e outros, que acabam na mesa dos próprios estudantes. “Tudo o que é colhido é levado pelas crianças, que acabam consumindo o próprio alimento que plantam”, disse.

Os alimentos são produzidos sem nenhum tipo de agrotóxico, uma outra forma de mostrar para as crianças, do primeiro ano infantil ao sétimo ano do Ensino Fundamental, a importância de uma boa prática alimentar. “Essa horta foi criada como uma extensão da matéria de Ciências, mas o que percebemos é que as crianças se envolveram ainda mais. Muitas levam essa experiência para casa e, junto com sua própria família, acabam mudando seus costumes alimentares e melhorando os cuidados com o meio ambiente”, informou Patrícia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário