domingo, 3 de fevereiro de 2013

ALPB cobrou obras da transposição

Relatório da Caravana da Seca cobra agilidade na execução das obras.


 
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) alertou sobre o problema da ausência de obras em vários municípios do Estado que vão receber as águas do Rio São Francisco no relatório final da Caravana da Transposição realizada de 4 a 7 de setembro. O documento cobra a agilização de obras sanitárias nos 54 municípios paraibanos que serão beneficiados com o projeto e pede ainda a despoluição e desassoreamento de mananciais que integram as bacias dos Rios Piranhas e Paraíba.
Para o deputado estadual Assis Quintans (DEM), que coordenou os trabalhos da comitiva que vistoriou as obras na Paraíba, a falta de rede de saneamento poderá impedir que os paraibanos sejam beneficiados com a transposição. “As cidades da Paraíba deverão ser preparadas para receber as águas do São Francisco e cumprir os requisitos exigidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), mas não são dadas as condições para que os municípios cumpram. O governo do Estado já fez projetos de tratamento de resíduos sólidos e esgotamento sanitário, mas cadê o dinheiro?”, questionou.
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, os editais de licitação de mais três trechos da transposição serão publicados até fevereiro, entre eles estão as obras do Reservatório Poções, em Monteiro (PB), e no Reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), além do canal de 287 km que liga a Barragem de Itaparica, em Pernambuco, com o Rio Paraíba. A conclusão das obras está prevista para 2015. “O governo federal nem licitou o túnel de Monteiro”, criticou Quintans.


Nenhum comentário:

Postar um comentário