sábado, 23 de fevereiro de 2013

Árvores são derrubadas para alargar via em JP

Árvores quer ficavam na avenida João Cirilo Costa, no Altiplano, foram derrubadas para início de obras de alargamento da via.





Árvores derrubadas em favor da mobilidade urbana. Esse é o retrato na avenida João Cirilo Costa, popularmente conhecida por avenida Panorâmica, no bairro Altiplano, em João Pessoa, onde já foram derrubadas 14 árvores para ampliação da via. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as mudanças estruturais na avenida fazem parte do programa 'Caminho Livre'. A previsão é que até o mês de setembro todo o trabalho seja concluído no local.

O corte das árvores foi iniciado no último dia 14 e foi concluído na última quinta-feira, já a intervenção na via foi iniciada no mês de julho do ano passado.

Na manhã de ontem, funcionários recolhiam o que havia restado das espécies. Conforme a Seinfra, todas as árvores foram cortadas com autorização da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Como medida compensatória pela retirada das 14 árvores, arbustos e vegetação nativa do local, serão plantadas 192 mudas de árvores nativas, como sibipiruna, ipês, pau brasil, entre outras espécies, ao longo de dois quilômetros da avenida Panorâmica.

O chefe da Divisão de Arborização da Semam assegurou que as mudas serão plantadas a cada 10 metros.
Para ampliação da via, estão sendo empregados recursos na ordem de R$ 2,655 milhões, em um parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Caixa Econômica Federal e Ministério do Turismo. A terraplanagem da avenida será concluída na próxima semana, ainda será feita a drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação da avenida Panorâmica.

Conforme a Seinfra, as equipes estão trabalhando do lado direito (sentido norte/sul), do início da via, onde já esta duplicada, até o acesso a avenida Antonio Mariz. No início do novo trecho, estão sendo feitas escavações para a colocação de tubos da drenagem.

Em alguns trechos, as intervenções foram paralisadas em virtude de intervenções de empresas privadas que possuem tubulações subterrâneas.

Ainda é preciso fazer o remanejamento de duas redes de água da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), uma rede de fibra óptica, além da fiação elétrica da Energisa, que existe no canteiro central da avenida. Também serão retirados do local vários outdoors. A assessoria de imprensa da Seinfra informou que com a obra de alargamento vai trazer melhorias imediatas no fluxo de veículos entre os bairros do Altiplano e adjacentes, como Mangabeira e Bancários.

PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa da obra corresponde à duplicação do trecho da via que dá acesso ao bairro do Altiplano, que começa pelo girador no final da avenida Beira Rio.

Este trecho compreende cerca de 500 metros. A mudança terminou com alterações no sentido do trânsito, o que facilitou o acesso dos moradores ao bairro. Esse trecho irá receber ainda um novo recapeamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário