quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Chuva deixa moradores em alerta na capital

Chuvas que caíram na capital causou alguns transtornos no trânsito; alguns pontos de alagamento também foram identificados.  


 

Fotos: Francisco França
Equipes da Defesa Civil irão visitar o Bairro São José

A ocorrência de chuvas na manhã de ontem, em João Pessoa, pegou os moradores de surpresa e provocou transtornos em vários pontos da cidade, como engarrafamentos, pequenas colisões traseiras em veículos e alagamentos em alguns locais. Para a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas são consideradas de fracas a moderadas.

A assessoria de comunicação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa disse que o órgão só registrou apenas uma colisão entre dois veículos, ocorrida na rua Sérgio Guerra, que fica por trás do Supermercado Carrefour, no bairro dos Bancários, por volta das 7h40, o que acabou deixando o trânsito lento.

No entanto, os motoristas precisaram redobrar a atenção e contar com a paciência para trafegar nas principais avenidas de João Pessoa, que normalmente já sofrem com o grande fluxo de veículos, mas que com as chuvas teve a situação agravada. A avenida Dom Pedro II, próximo ao Jardim Botânico Benjamin Maranhão e Avenida Ruy Carneiro, nas proximidades do bairro São José, são exemplos de locais que registraram congestionamentos, inclusive na segunda área houve alagamento, de acordo com a assessoria de comunicação da Semob.

Já o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noé Estrela, disse que o órgão disponibilizou, ainda pela manhã, equipes para visitar o bairro São José, por apresentar riscos de inundação.

“A situação do São José é bastante complicada, devido à maioria das casas ficar próximo da desembocadura de um rio. Além disso, muitas casas invadiram as margens do rio”, explicou ao acrescentar que as comunidades do Timbó, no bairro Bancários, e Saturnino de Brito, localizada no bairro Jaguaribe também precisam de maior atenção, mas que todas as 31 áreas de risco serão fiscalizadas pela Defesa Civil.

A comerciante Risonete Montenegro, 70 anos, mora na comunidade Saturnino de Brito, localizada no bairro Jaguaribe, há 43 anos, disse que apesar de a casa dela estar protegida por um muro de arrimo, se preocupa com a situação da área. “O maior problema daqui são os bueiros que entopem e as barreiras deslizam. Já vi muita casinha caindo”, relatou.

EMERGÊNCIA
Segundo Noé Estrela, a Defesa Civil não registrou nenhum chamado de emergência durante a manhã, mas ressaltou que o risco de deslizamento de barreiras nas comunidades é alto. “O maior problema constatado são os riscos de inundação e deslizamento de barreiras, já que muitas residências ficam em toda a extensão do Rio Jaguaribe. Pedimos à população que, em caso de necessidade, ligue para o telefone 0800-285 9020 ou para o Corpo de Bombeiros (193)”, apelou.

Noé Estrela completou que a Defesa Civil, além de dar todo o apoio necessário às 10.500 famílias que vivem nas áreas de risco, vai orientá-las quando houver situações mais arriscadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário