sábado, 23 de fevereiro de 2013

Semam promove ação educativa para frequentadores de Picãozinho e Seixas



Secom/JP


Semam promove ação educativa para frequentadores de Picãozinho e Seixas  Imagem da Internet

Com o objetivo de estimular uma conduta de preservação e cuidado nos ambientes recifais, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vão promover, neste fim de semana, ações de educação ambiental com proprietários de embarcações e frequentadores de Picãozinho e Seixas. No sábado (23) a ação começa às 8h e no domingo (24), às 9h.

Numa parceria com a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), os fiscais vão orientar os banhistas para que tenham uma prática responsável durante as atividades recreativas.

O secretário de Meio Ambiente, Edilton Rodrigues, disse que o objetivo da Semam é disciplinar e acompanhar as visitas àquelas áreas que são recursos naturais protegidos por lei. "Em breve, a Prefeitura vai propor o reconhecimento das áreas de Picãozinho e Seixas como unidades de conservação. Queremos estimular o hábito do ecoturismo, para que as pessoas façam uso e se beneficiem do contato com a natureza de forma responsável, preservado a área", afirmou.

Orientações - Os técnicos da Semam vão orientar os frequentadores para que não pisem nos corais, que são frágeis e podem ser destruídos com facilidade. Alimentar os peixes também não é uma conduta adequada, já que prejudica a saúde dos animais marinhos. Restos de conchas, estrelas do mar e corais servem de abrigo e, por isso, não devem ser coletados. Os equipamentos de mergulho devem ser mantidos perto do corpo, para que não destruam os corais.

Corais - Os recifes de corais, assim como as florestas tropicais, são considerados sistemas com maior biodiversidade concentrada. São formações milenares, compostas de plantas e dos próprios corais, que podem ser considerados espécies de animais.

Nos recifes de corais ficam abrigadas uma parte fundamental da cadeia alimentar marinha. Eles se desenvolvem somente onde a temperatura chega perto dos 20 ºC, formado uma barreira natural, protegendo a terra da erosão marinha e diminuindo a força das ondas. São também uma importante fonte de alimento para o homem, já que funcionam como um viveiro natural de diversas espécies marinhas, onde se alimentam e se desenvolvem os peixes. Alguns cientistas chegaram a comprovar o valor medicinal dos corais encontrados no fundo dos oceanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário