sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bióloga diz que baleia que morreu em praia da PB é de espécie em extinção


07/02/2013 20h28 - Atualizado em 07/02/2013 20h30

Ferimento pode ter sido causado por hélice ou rede de pesca, disse bióloga.
Bombeiros e banhistas tentaram desencalhar a baleia, mas ela não resistiu.
 
Do G1 PB
 
  
A baleia-piloto que encalhou e depois morreu na Praia do Sol em João Pessoa na manhã desta quinta-feira (7) é de uma espécie em risco de extinção. De acordo com a bióloga Rita Mascarenhas, da ONG Guajiru, esse animal é uma espécie comum em todo o litoral brasileiro e nordestino. “É muito caçado em todo o mundo e corre o risco de extinção”.

De acordo com a bióloga Rita Mascarenhas, apesar de ser conhecida como baleia-piloto, o animal é, biologicamente falando, um golfinho, pelo fato de possuir dentes. Assim como a Orca, conhecida como baleia assassina. “Esse é um animal adulto e esse ferimento no dorso parece ter sido provocado por hélice ou rede de pesca. Não parece uma mordida de predador”, disse a bióloga.

Pessoas tentam salvar baleia encalhada na Praia do Sol em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Baleia apresentava um grande ferimento no dorso e
outro na cauda e acabou morrendo na Praia do Sol
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
No início da manhã banhistas e uma equipe do Corpo de Bombeiros tentaram fazer o resgate e levar a baleia-piloto para águas mais profundas, mas o animal não resistiu aos ferimentos e morreu.

O soldado Rodrigo Melo, da Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, disse que ficou sabendo do caso às 6h (horário local). “Populares ainda colocaram a baleia dentro da água, mas ela estava com um corte profundo na cauda e não conseguiu entrar no mar”, explicou. Uma equipe do Ibama esteve no local e decidiu enterrar o animal no local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário