sábado, 16 de fevereiro de 2013

Área de Mata Atlântica deve ser desapropriada para virar reserva

Prefeitura de Campina Grande que transformar áreas de Mata Atlântica em reservas ambientais e parques para a população campinense. 


 



Uma área de 60 hectares de Mata Atlântica deverá ser desapropriada pela Prefeitura de Campina Grande para a criação de reservas ambientais e parques com estrutura de lazer para a população. O projeto foi apresentado pelo prefeito Romero Rodrigues em reunião com o Ministério Público da Paraíba (MP-PB), que cobrou ações do Poder Público Municipal para evitar a degradação das áreas de mata nativa.
Para que este projeto seja concretizado, a proposta da gestão municipal é de dialogar com os proprietários dessas áreas para torná-las acessíveis à população e, gradativamente, criar parques de lazer que possibilitem melhoria na qualidade de vida dos campinenses. De acordo com o Eulâmpio Duarte, promotor de Defesa do Meio Ambiente, este é o primeiro passo dado para que, a partir da Mata Atlântica, novas localidades verdes possam ser criadas na cidade.
“O prefeito nos passou que a primeira conversa com um proprietário já está marcada e que há uma chance muito grande de ganharmos o primeiro espaço de resquício de Mata Atlântica. Esta não é uma proposta simples, nem rápida, já que o processo de desapropriação demanda tempo. Mas estamos entusiasmados por sabermos que, quando a área se tornar pública, poderemos desenvolver um projeto mais específico em cada local”, explicou Eulâmpio Duarte.
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Geraldo Nobre, trilhou o mesmo pensamento do promotor e acrescentou que, para construir um projeto dessa natureza, é preciso primeiro ter a posse da terra, respeitar as suas características, para só depois passar a pensar na execução. “Nós temos conhecimentos de algumas áreas de Mata Atlântica, como em São José da Mata, por exemplo, mas só podemos pensar na execução do projeto quando soubermos qual a área disponível”, atestou o secretário.
Além da área em São José da Mata, distrito de Campina Grande, a cidade ainda conta com localidades que podem ser criados parques de lazer como na Mata do Louzeiro e os Açudes Velho e de Bodocongó.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário