quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Projetos em JP devem melhorar saneamento

Obras de esgotamento sanitário estão sendo realizadas em diversos bairros da capital, diz Cagepa. 




Campina Grande apareceu com taxa de internação hospitalar ainda maior que a encontrada em João Pessoa. No município, ocorreram 263,9 internações por diarreia, em cada grupo de 100 mil habitantes, em 2011. No entanto, o município apresentou melhorias nesses indicadores.
Em 2010, segundo a pesquisa do Instituto Trata Brasil, a cidade possuía uma taxa de 341,1 internações hospitalares causadas por diarreias, em cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2011, essa quantidade recuou para 263,9.
Para o engenheiro sanitarista e vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia de Agronomia da Paraíba (CREA/PB), João Paulo Neto, os números revelam que os gestores públicos possuem um desafio a enfrentar. Com 44 anos de experiência na área, ele explica que os investimentos em saneamento básico devem ser prioridades em qualquer gestão, porque previnem doenças e, consequentemente, gastos no setor da saúde. “Existe uma influência direta entre saneamento básico e prevenção de doenças. Se uma água for usada, por exemplo, sem estar em condições sanitárias para isso, poderá transmitir doenças às pessoas”, afirma.
Com relação ao problema da falta de banheiros que acomete ainda 2,7% da população pessoense, o especialista classificou que essa situação ainda envolve outra dificuldade social: a falta de habitação. “Esse percentual de casas sem banheiros é relativo principalmente àquelas casas construídas em áreas invadidas, que estão fora de um projeto urbanização planejada, apesar de ocuparem vias do próprio município. São ocupações irregulares, que não oferecem nenhuma estrutura mínima de moradia. Cabe aos gestores criar solução para resolver esse problema”, observou.
Em João Pessoa, os trabalhos de coleta e tratamento de esgoto e de abastecimento de água é de responsabilidade da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Através da assessoria de imprensa, o órgão informou que tem feito investimentos para melhorar esses dois serviços em João Pessoa. São diversos projetos em andamento, que vão beneficiar moradores de vários bairros. No Altiplano, na Cidade Universitária e na Cidade Verde, por exemplo, a Companhia está realizando obras de esgotamento sanitário, orçadas em R$ 35 milhões. O valor vem sendo empregado em construção de estação elevatória, implantação de rede coletora e instalação de ligações domiciliares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário