domingo, 3 de fevereiro de 2013

Reprodução em cativeiro de três espécies de jacaré é realizada em JP

02 de fevereiro de 2013

 

Reprodução em cativeiro de três espécies de jacaré é realizada em JP  O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, que há 20 anos desenvolve pesquisas sobre reprodução assistida em cativeiro de algumas espécies de jacaré, mais uma vez será berço para o nascimento de novos filhotes. O trabalho de reprodução em cativeiro desenvolvido no local é referência nacional.
  
O período reprodutivo dos jacarés tem início em meados da primavera  e se estende até o verão. Atualmente, a fase de reprodução está na preparação dos ninhos, onde a equipe da Bica construiu os locais com folhas e material de compostagem e cercou com bambu para assegurar o nascimento dos filhotes.
 
As espécies em reprodução são Papo Amarelo (Caiman latirostris), Coroa (Paleosuchus palpebrosus) e das Jacaretingas (Caiman crocodilus). Do ano 2000 até agora, já nasceram na Bica 54 jacarés Papo Amarelo e 70 Jacaretingas.
 
Reprodução - A cópula é feita dentro da água e a postura realizada em ninhos construídos próximo à água, com folhas secas e areia. As fêmeas tornam-se mais agressivas após a postura e nunca se afastam do ninho para evitar a depredação dos ovos. Aproximadamente dois dias antes da eclosão, os filhotes já emitem sons, ainda dentro dos ovos, chamando a mãe, que os carrega cuidadosamente na boca até a água.
 
Diferente dos mamíferos, o sexo dessa espécie não é determinado geneticamente, mas sim pela temperatura. Nos ovos que ficam na parte mais profunda do ninho, onde as temperaturas são mais baixas (28° a 31°), ocorre o nascimento de fêmeas. Onde as temperaturas são mais elevadas (33° a 34°), ficam os ovos com indivíduos machos.
 
No Parque Zoobotânico Arruda Câmara, os médicos veterinários e técnicos trabalham com o manejo reprodutivo, onde são construídos abrigos de nidificações artificiais e os ovos são retirados dos ninhos imediatamente após a postura. Em seguida, os ovos são levados para incubadoras, o que aumenta as chances dos ovos eclodirem.
 
Curiosidades - Cada espécie tem sua particularidade. O jacaré Coroa põe de 10 a 25 ovos e o período de incubação varia de 80 a 90 dias. O jacaré de Papo Amarelo põe entre 17 a 40 ovos e o período de incubação varia entre 70 a 90 dias. Já a espécie Jacaretinga põe de 14 a 40 ovos, com o período de incubação em média de 90 dias.

Secom-JP



Nenhum comentário:

Postar um comentário