domingo, 24 de fevereiro de 2013

Condições do Atlântico Sul continuam ruins e previsão de seca no semiárido paraibano em 2013 segue mantida

23 de fevereiro de 2013, 20:01


De acordo com o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, as condições térmicas do Oceano Atlântico Sul continuam desfavoráveis as chuvas no setor norte do nordeste, do qual faz parte o semiárido paraibano.

"Estamos nos aproximando do fim de Fevereiro, e as condições de temperaturas do Oceano Atlântico Sul na altura da costa nordestina continuam ruins, e isto está de acordo com as previsões que fiz e divulguei no início de Janeiro, 2013 será um ano de seca no interior da Paraíba, diz Rodrigo".

Atualmente na costa da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, as águas do Atlântico Sul continuam levemente aquecidas, com desvios que oscilam entre 0,5 °C e 1 °C acima de média, aquecimento que é insuficiente para provocar nas condições atuais chuvas no interior dos referidos estados.

Além disso, Rodrigo afirma que as oscilações no aquecimento continuam na costa do nordeste, ou seja, numa semana o Atlântico esquenta um pouco, na semana seguinte esfria, depois esquenta novamente e em seguida esfria, e esta situação é péssimo indicativo para as chuvas do cariri, sertão e alto-sertão da Paraíba.

Rodrigo disse que também é importante mencionar o fato do Oceano Atlântico Norte está mais quente que o Atlântico Sul nesta época do ano, quando deveria está ocorrendo o contrário, para favorecer boas chuvas aqui na região.

A conjuntura de acordo com Rodrigo Cézar Limeira é bem desfavorável e a seca deve se confirmar neste ano no semiárido paraibano.
 
Quanto as chuvas de Fevereiro, Rodrigo disse que não há mais previsão de chover neste mês, e que as mesmas ficaram abaixo da média conforme ele mesmo previu.

Relembre as previsões feitas pelo físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira e que foram divulgadas no início de Janeiro:

Agora em 2013 a tendência é de chover pouco. As principais chuvadas na região ocorrerão nos meses de Janeiro e Fevereiro, sendo que devem ficar abaixo da média, e o trimestre Março, Abril e Maio deve ser muito ruim para chuvas na região, e toda a conjuntura muito semelhante a de 2012.

A prática da agricultura está descartada para a região este ano, e caso as chuvas não caíam num curto espaço de tempo, os reservatórios serão comprometidos. As chuvas deverão oscilar entre 50% e 70% abaixo da média neste ano nas microregiões do cariri, sertão e alto-sertão da Paraíba.

Rodrigo Cézar Limeira é formado em Física e em Meteorologia e tem Mestrado em Meteorologia. Atualmente é o físico responsável pelo Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa na cidade de Sousa – PB).


Patosonline.com
Informações de Rodrigo Cézar Limeira


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário