quinta-feira, 8 de agosto de 2013

FUNASA encontra coliformes no maior açude da PB e veta consumo de Coremas

07/08/2013 - 09:35 - Atualizado em 07/08/2013 - 15:19

23 municipios vizinhos despejam os esgotos com dejetos no Açude

 

Funasa
“Todas as amostras coletadas apresentaram positividade significativa para Coliformes totais (100%), que são bactérias indicadoras de contaminação com material fecal de animais e presença de outros organismos” – diz um dos trechos de relatório técnico produzido recentemente pela FUNASA no Açude de Coremas, maior reservatório de água do Estado da Paraiba, há algum tempo impróprio para consumo humano. Há, ainda, a constatação por outros estudos de alta incidência de câncer em habitantes da cidade. O prefeito da cidade, Antonio Lopes, tem buscado apoio do governo do Estado, através da Cagepa, da FUNASA e da bancada federal por intermédio do deputado federal Ruy Carneiro. Ele e o vice, Lucrenato Júnior, estiveram em Brasília, com os senadores Cássio Cunha Lima e Cicero Lucena buscando meios de enfrentar o problema.

De acordo com o Relatório, ao qual o Portal WSCOM  obteve com Exclusividade, “a presença desse indicador sugere a presença de outros patógenos que podem provocar morbidade ou mortalidade, a exemplo do vírus (ex hepatite, encefalite), bactérias (ex:meningite, cólera) e protozoários (amebíase, giardíase, crptosporidiose) que são transmitidas pela água sendo mais grave para os grupos considerados de riscos, como os imunocomprometidos, crianças e idosos”.

A FUNASA diz ainda no documento que “as análises físico-químicas realizadas nas amostrar dos pontos de consumo e do manancial evidenciaram resultados físicos acima do permitido pela legislação vigente”.

A incidência dos problemas advindos da água de Coremas, conforme o relatório, aponta para a possibilidade de casos de câncer. “Somando-se ao problema, a colocação de cloro diretamente numa água de manancial superficial proporciona a formação de trialometanos que são compostos cancerígenos”.

O QUE FAZER – Segundo o prefeito Antonio Lopes, chegou a hora de uma grande mobilização no Estado para resolver de vez “este grave problema afetando não só a cidade de Coremas como toda a região”. Ele está buscando apoios da Bancada Federal, através do deputado federal Ruy Carneiro e dos senadores Cicero Lucena e Cássio Cunha Lima, bem como os demais parlamentares.

Ele explicou que tem procurado a FUNASA e Cagepa para estabelecer novas estratégias de tratamento e de educação ambiental e de saúde para as cidades vizinhas e as populações ribeirinhas. 

“Não podemos mais continuar com 26 municipios despejando dejetos de toda a natureza, inclusive esgotos sanitários contaminando a água e, por conseguinte, gerando doenças e mortes afora a inapropriedade de consumo pela população”.



Açude de Coremas



Walter Santos
WSCOM Online


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário