quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Número de habitações com saneamento em João Pessoa deve chegar perto dos 100% em 2038


Tema será abordado em evento no próximo dia 13 
 
Postado em por edificar

 Por Hallita Avelar

Número de habitações com saneamento em João Pessoa deve chegar perto dos 100% em 2038A atual situação do saneamento da cidade de João Pessoa será um dos assuntos abordados no evento “De olho no futuro: como estará João Pessoa daqui a 25 anos?”, programado para o dia 13 deste mês. O encontro, que pretende debater os rumos da capital paraibana para os próximos anos, será realizado na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes.
 
Para conduzir a questão do saneamento na cidade, estará presente no evento o presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia na Paraíba (Sinaenco/PB) e diretor-presidente da empresa Arco Projetos e Construções, George Cunha. Na palestra, o especialista em saneamento promete fazer uma retrospectiva do sistema introduzido pelo engenheiro Saturnino de Brito em 1913, bem como abordar a situação atual da cidade.
 
Segundo ele, João Pessoa se encontra em uma posição bastante favorável em comparação com outras capitais próximas. “Em termos de Nordeste, estamos bem situados. Temos cerca de 62% das habitações atendidas, o que pode parecer pouco, mas é na verdade um percentual bem superior ao de Natal, que não chega a 30%, e ao de Recife, que é em torno dos 25%. Ainda assim, com as obras que temos em andamento, temos condições de chegar aos 80% até o final do ano”, explicou.
 
Para os próximos 25 anos, George acredita ser possível sim conquistar altos índices de universalização do esgotamento sanitário. “Os 100% é muito difícil, 95% já seria espetacular, só que o planejamento não deve ser só em João Pessoa, em toda a Região Metropolitana”, alertou.
 
O engenheiro conta ainda que todo o esgoto recolhido nessas habitações é tratado. No entanto, com o crescimento da cidade, se faz cada vez mais necessária a construção de mais um polo de tratamento de esgoto sanitário.
 
“Temos dois polos atualmente, o do Baixo Paraíba e o de Mangabeira, esse último já com três lagoas de estabilização, sendo que uma quarta já está nos planos da Cagepa. Posteriormente, o ideal seria fazer mais um polo na bacia do Rio Gramame, que ficaria com a parte sul da cidade, pois o de Mangabeira não está mais dando conta do recado”, completou.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário