sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Um terço da água captada no NE não tem certificação federal, diz ministro

23/08/2013 12h21 - Atualizado em 23/08/2013 12h35 

Afirmação faz referência à água distribuída por carros-pipa aos municípios.
Reunião entre ministro da Integração e governadores debate efeito da seca.
 
Do G1 AL
  
Representantes de sete estados do Nordeste e o de Minas Gerais compareceram ao encontro (Foto: Carolina Sanches/G1)
Representantes de sete estados do Nordeste e o
de Minas Gerais compareceram ao encontro
(Foto: Carolina Sanches/G1)
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou, na 18ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene, na manhã desta sexta-feira (23), em Maceió, que um terço da água distribuída por carros-pipa no Nordeste não é certificada pelo governo federal. A informação faz referência ao surto de diarreia que acometeu municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco nos últimos meses por causa da seca.
 
O assunto foi um dos principais da pauta de discussões sobre o problema da estiagem na região. Participam do encontro os governadores de sete estados do Nordeste e o vice-governador de Minas Gerais, além do superintendente da Sudene, Luís Gonzaga Paes Ladim. Eles discutem também os investimentos dos recursos destinados ao Programa Emergencial para a Seca.
 
Entre os governadores do Nordeste estão os dos estados de Alagoas, Pernambuco Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e o governador em exercício de Sergipe. De acordo com o superintendente da Sudene, a intenção é minimizar fatores que contribuem com a disparidade entre as regiões. “Uma forma de conseguir isso é dando prioridade a projetos focados em Estados menos contemplados, que têm o menos índice de recursos do FDNE disponíveis”, explicou.
 
Os casos de diarreia ganharam repercussão após alegação do Ministério da Saúde de que água captada por carros-pipa em fontes não certificadas estaria contaminando a população. Só em Alagoas foram 59 mortes por causa da doença. "Um terço da água distribuída é buscada em outras fontes", disse Bezerra durante o encontro.
 
O ministro afirmou ainda que vai formular um termo de cooperação entre os governos federal e estaduais para ajudar as empresas locais de distribuição de água a melhorar as condições de captação e armzenamento.
 
Setor sucroenergético
A pauta que abriu a reunião foi sugerida pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O chefe do Executivo pernambucano falou sobre a delicada situação em que se encontra o setor sucroenergético em virtude da estiagem prolongada.
 
O representante dos produtores nordestinos, José Ribeiro Toledo, disse que três pontos prejudicam o setor no nordeste. As mudanças climáticas, o preço da gasolina e a seca. "Nós, produtores, vamos entregar um documento ao ministro com a situação no setor para pedir mais apoio", informou.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário