sábado, 17 de agosto de 2013

Prefeitura vai na contramão e reabilita lixão em Campina


LixãoCampina02

Em todo o mundo o fechamento dos lixões se tornou um imperativo, ante os graves problemas ambientais e de saúde pública. Em seu lugar, surgiram os chamados aterros sanitários. Mas, não foi o que aconteceu em Campina Grande. De forma surpreendente, o prefeito Romero Rodrigues fez o caminho inverso: acaba de reabrir um lixão, que havia sido fechado há quase dois anos.
 
Nos últimos dias, os caminhões coletores de lixo passaram a despejar os resíduos num terreno localizado a menos de 500 metros do antigo lixão, que fica nas proximidades do Conjunto Mutirão. Com a volta do lixão, também voltaram os problemas dos catadores, em sua maioria crianças, que recolhem material reciclado, e se expõe ao risco de diversas enfermidades.
 
Pior é a exploração do trabalho infantil. Segundo Para o procurador do Trabalho, Marcos Antônio, ouvido pelo Jornal da Paraíba, a situação crianças do novo lixão se caracteriza como trabalho infantil. Situação que levará o MPT a investigar o responsável pelo despejo dos detritos no local que, logo após, inclusive ateia fogo no material, talvez para esconder o delito.
 
Desde janeiro de 2012, o lixo recolhido em Campina Grande e cidades vizinhas vinha sendo depositado num aterro sanitário em Puxinanã. O detalhe é o fato da Prefeitura ter recuado no tempo, abrindo mão do aterro para usar uma prática criticada por entidades ambientalistas.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário