sábado, 24 de agosto de 2013

Ministro anuncia projeto para tratamento de água

Reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene aconteceu nesta sexta-feira (23) em Maceió e contou com a participação do governador.





Divulgação/Secom-PB
Ricardo falou sobre a seca na Paraíba e ressaltou os investimentos do governo do Estado
 
O governador Ricardo Coutinho participou, ontem, da reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel/Sudene), em Maceió. Na ocasião, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, lançou o projeto piloto de ‘Tratamento da Água – Operação Carro-pipa’. Também foram apresentados pelos governadores os problemas que cada Estado vem atravessando em consequência da seca e os programas desenvolvidos pelos gestores para tentar minimizar os efeitos da estiagem.

Durante a reunião, Ricardo falou sobre a seca na Paraíba e ressaltou os investimentos do governo do Estado em ações para minimizar os efeitos da estiagem. “Eu penso que é fundamental estruturar a atividade para que ela consiga passar por essa crise profunda. A situação do semiárido é muito difícil, estamos entrando em outro ciclo de seca. É fundamental que possamos aprofundar algumas medidas, a exemplo da questão dos poços.
 
Um plano de interação emergencial para todos os Estados do Nordeste, para que os governos possam agir e fazer com que as pessoas saiam dessa grave situação que se encontram", disse, afirmando que o governo da Paraíba está realizando obras estruturantes.
 
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ressaltou a necessidade de projetos de longo prazo. “Nossa mata sofreu uma mudança climática evidente nos últimos anos. Precisamos de mais economia, refazer os arranjos produtivos, a agricultura familiar", disse, destacando o papel do Condel como um espaço para esse debate”.
 
'TRATAMENTO DA ÁGUA'
A ação visa a garantir a segurança hídrica e a qualidade do abastecimento de água no semiárido. Com investimento de R$ 35 milhões, o projeto beneficiará mais de 460 mil pessoas no Nordeste. A água a ser tratada é a distribuída pela Operação Carro-Pipa.
 
'OPERAÇÃO CARRO-PIPA'
O projeto funcionará de forma que cada Estado será atendido por uma unidade móvel. As unidades ficarão próximas aos mananciais que abastecem os veículos da ‘Operação Carro-pipa’. Nestes locais, os motoristas serão identificados automaticamente e receberão a água já tratada.
 
Será possível, em tempo real, observar todo o processo de tratamento da água, comprovando sua qualidade e o volume abastecido em cada carro-pipa. O sistema de informação do projeto – que utiliza energia solar – permitirá que sua gestão funcione integrada ao monitoramento e rastreamento da Operação Carro-pipa, atualmente já realizados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O superintendente da Sudene, Luis Gonzaga Paes Landim, destacou que o desenvolvimento do Brasil passa pelo desenvolvimento do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário