sábado, 3 de agosto de 2013

Rede de distribuição da Cagepa rompe e assusta famílias em CG

Foram pelo menos quatro horas de vazão de água que chegou a subir nas calçadas, mas não invadiu as residências do local.


 



Os moradores da rua Maria Pereira Brandão, localizada no bairro da Ressurreição II, em Campina Grande, foram surpreendidos na noite da última quinta-feira com rompimento de uma rede de distribuição de água da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), localizada na rua Antonieta Amorim de Souza.
 
Foram pelo menos quatro horas de vazão de água que chegou a subir nas calçadas, mas não invadiu as residências do local. Para evitar maiores transtornos, uma equipe de serviço da empresa foi acionada e ainda durante a madrugada conseguiu parar o escoamento de água, contudo, o serviço só foi finalizado no final da manhã de ontem.

De acordo com o responsável pelos serviços no local ontem, João Evangelista, o cano de 60 mm acabou estourando devido às condições de desgaste sofrido ao longo do tempo. Segundo ele, a quantidade de pedras e o trânsito intenso na localidade acabam contribuindo para que esse tipo de acidente ocorra. “É algo que não podemos prever onde vai acontecer. Fomos acionados e providenciamos o conserto interrompendo a passagem da água para que não causasse transtornos no bairro”, explicou.
 
Apesar do trabalho da equipe de manutenção da Cagepa, os moradores da rua para onde a maior parte da água escoou, confirmaram que o volume que acabou sendo desperdiçado foi grande. Segundo o aposentado Antonio Domingos, poucos minutos após o estouro do cano, ele foi até a rua e testemunhou um grande volume de água que estava prestes a entrar na sua casa.

“Foi muita água que vazou desse cano. Só não entrou na minha casa poque a calçada é bem alta e tem umas pedras na frente.
 
Nessa época de seca, com tanta gente precisando de água em casa, ter visto o volume que foi desperdiçado com esse estouro chega doeu no coração”, testemunhou Antonio Domingos que mora há cinco anos na rua Maria Pereira Brandão.
 
Para o engenheiro da Cagepa, Ronaldo Menezes, a empresa ainda não tem certeza dos motivos que causaram o rompimento do cano. Segundo ele, em alguns pontos dessas redes de distribuição a pressão que a água exerce sobre a tubulação é muito grande, o que acaba possibilitando a quebra nos locais. O engenheiro ainda disse que a empresa irá visitar o local para verificar se será preciso ampliar os reparos feitos na rua, e até mesmo nas residências, caso a água tenha feito algum estrago.
 
“Nós cobrimos todos os reparos que são necessários nesses casos. Vamos enviar uma equipe até a rua para averiguar se a água chegou a invadir alguma casa, se causou algum problema maior. Pelo que previamente nos foi passado, a ocorrência não foi de grandes proporções, mas estamos atentos também a esses fatos. Infelizmente em alguns locais encontramos esses problemas devido à tubulação ser muito antiga. Mas, em todos os reparos os materiais são substituídos por equipamentos novos”, destacou o engenheiro.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário