quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ibama apreende 163 animais em operação no Sertão da Paraíba

07/08/2013 11h36 - Atualizado em 07/08/2013 11h36

Operação Orion combateu caça predatória e tráfico de animais silvestres.
Multas aplicadas durante a ação somaram R$ 95 mil.
 
Do G1 PB

Aves apreendidas durante operação no Sertão da Paraíba (Foto: Divulgação/Ibama )
Aves apreendidas durante operação no Sertão
da Paraíba (Foto: Divulgação/Ibama)
O Ibama divulgou nesta quarta-feira (7) que apreendeu 163 animais durante uma ação de combate à caça predatória e o tráfico de animais silvestres no Sertão da Paraíba. A Operação Orion aconteceu durante a semana passada. Os agentes ambientais federais percorreram feiras  livres, apurando denúncias de caça e cativeiro de animais. As multas aplicadas somaram R$ 95 mil.  
 
As feiras livres dos municípios de Catolé do Rocha e Belém do Brejo do Cruz foram fiscalizadas, resultando na apreensão de quase uma centena de aves que eram comercializadas ilegalmente nos locais, bem como de alguns animais silvestres abatidos. Nos municípios de Patos, São José de Espinharas, Belém do Brejo do Cruz e Mãe d'Água, foram monitoradas áreas de postura de ovos de arribaçãs e apuradas denúncias de caça.
 
Animais ameaçados, como dois primatas, um jabuti e diversos periquitos, em especial os da caatinga, estão entre os animais que foram apreendidos pela operação. Dez dos animais que foram avaliados aptos, com características selvagens e em bom estado de saúde, foram soltos em áreas de Caatinga na região.
 
Segundo o coordenador da operação, o analista ambiental Emmanuel Souza, “a avaliação das ações é positiva, as apreensões e autuações são importantes, mas mais importante é a presença constante do Ibama no sertão da Paraíba, pois a atuação do instituto tem efeito de dissuadir os infratores de cometerem crimes ambientais na região e consequentemente contribui para a conservação do meio ambiente”.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário