terça-feira, 5 de junho de 2012

Sudema fiscaliza venda de lenha

Vigilância foi iniciada e quem estiver vendendo lenha irregularmente deverá pagar uma multa e responder por crime ambiental.

  
O Ministério Público em Campina Grande solicitou fiscalizações à Superintendência do Meio Ambiente (Sudema), sobre a lenha que será vendida, além das fogueiras que possuem restrições para serem acesas. De acordo com a Sudema, a vigilância já foi iniciada e qualquer pessoa que esteja vendendo lenha irregularmente deverá pagar uma multa, além de responder a um processo na Justiça, por crime ambiental.

Segundo o superintendente da Sudema, Roberto Almeida, desde a última sexta-feira, quando foi iniciada a fiscalização, quem estiver vendendo lenha irregularmente deverá pagar uma multa, que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, ter a madeira apreendida e ser acionado pela Justiça. Mas não é somente a venda da lenha que será vigiada, as fogueiras também terão suas restrições, principalmente com relação ao local onde serão acesas. “É tradição acender fogueiras, mesmo a Paraíba estando em primeiro lugar no Brasil, em processo de desertificação”, contou.

Ele explicou que, antes de iniciar a venda, as pessoas interessadas devem se cadastrar na Sudema. Para isso é necessário receber antes uma guia no Ibama. Além disso, deverão ser apresentados documentos como o RG e CPF, assim como informar a superintendência onde será o local de venda.

“Só assim os vendedores estarão liberados para receber o certificado da Sudema”, contou. Ele também explicou que as fogueiras não podem ser acesas debaixo de árvores; a menos de 200 metros de logradouros públicos, como hospitais e escolas; além de manter distância do asfalto. “As pessoas devem aprender a usar o material adequado e entender que não é qualquer lugar onde isso pode acontecer”, disse.

O superintendente informou que a Sudema estará em campanha, juntamente com a Associação de Proteção Ambiental (Apam), Ministério Público e Ibama, realizando trabalho de orientação. As fiscalizações já foram iniciadas e acontecem quase que diariamente. “Ano passado apreendemos lenha irregular, mas infelizmente as pessoas fugiram do local. Já estamos fiscalizando a lenha e a partir do dia 11, vamos percorrer a cidade vistoriando as fogueiras", disse.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário