quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Atitude preocupa especialistas


Poços devem ficar distantes de fontes poluidoras e água deve passar por processo de desinfecção antes do consumo, como fervura ou filtragem.

 

“Toda água que não é tratada representa algum risco para as pessoas, mas isso depende do manancial. Se estiver perto de esgoto, o risco de contrair uma doença é maior. Água de poço que fica perto de fossa não deve ser consumida, porque pode estar poluída e contaminada. O correto é que todo mundo consuma a água tratada ou realize algum tipo de desinfecção da água em casa”, alerta Batista.

O especialista acrescenta que a água passa, pelo menos, por três fases de tratamento na Cagepa, antes de chegar ao consumidor. “Em João Pessoa, temos duas estações de tratamento que fazem a clarificação, filtração e desinfecção da água. Nestas etapas, são utilizados produtos químicos, como sulfato de alumínio e cloro, que limpam, clarificam e eliminam os microorganismos”, detalha.

Através da assessoria de imprensa, a Cagepa informou que o tratamento de água também é feito por prefeituras de alguns municípios paraibanos.

No entanto, segundo o presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Rubens (Buba) Germano, a municipalização do serviço só ocorreu em Sousa, que fica a 429 quilômetros de João Pessoa.

Nas demais cidades, o fornecimento do serviço é competência da Cagepa. “A maioria dos municípios que não tem água encanada vive na zona rural e é abastecida por carros pipas”, disse o presidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário