sábado, 22 de setembro de 2012

Dia da Árvore com poesias

Poemas foram fixados em plantas das praças da Bandeira, Clementino Procópio e Antônio Pessoa em comemoração ao 'Dia da Árvore'.

 


O Centro de Campina Grande amanheceu 'recheado' de cultura, tudo por conta de um projeto simples, mas diferente. A celebração ao Dia da Árvore aconteceu através de poemas que foram fixados em plantas das praças da Bandeira, Clementino Procópio e Antônio Pessoa. A iniciativa partiu da UEPB e Colégio Motiva, através de uma solicitação do Instituto PSIA. Foram cerca de 100 poemas de autores com renome regional e nacional fixados nas árvores.

O estudante Graciliano Neto, de 18 anos, fez questão de participar do projeto fixando os poemas nas árvores da Praça da Bandeira. Para ele, apesar de simples, o projeto é muito significativo. “Eu achei interessante por abordar temas sobre a paz e o Dia da Árvore, mas principalmente por ser através da leitura que esses temas foram repassados”, disse.

Segundo um dos coordenadores do projeto em Campina Grande, Bruno Gaudêncio, dos grupos Blecaute e Caixa Baixa, que fazem parte da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a iniciativa aconteceu de forma simultânea em 83 cidades do Brasil.

“A nossa pretensão foi chamar a atenção de quem passar pelas praças. A gente percebeu que as pessoas ficam curiosas e acabam lendo vários poemas. Além de celebrar a natureza, tivemos a oportunidade de estimular o hábito da leitura”, disse.

Com a participação de mais de 100 estudantes do Ensino Médio, cerca de 100 poemas foram fixados em árvores do Centro da cidade, dentre eles, textos de autores conhecidos na Paraíba, como Manoel Monteiro, Edmundo Gaudêncio, Fidélia Cassandra e Braulio Tavares. Para o diretor do Colégio Motiva, Estélio Mendes, a maior surpresa foi a adesão espontânea dos alunos, que se prontificaram imediatamente para participar do projeto.

“Além de estimular a prática da leitura, os alunos se conscientizaram sobre os assuntos relativos ao meio ambiente. A educação tem que ser trabalhada através de fórmulas que estimulem os jovens”, disse.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário