domingo, 2 de setembro de 2012

Defesa Civil alerta para risco de deslizamento em área turística da PB

30/08/2012 16h40 - Atualizado em 30/08/2012 16h44

Área que corre risco de deslizamento é de quase 2 km de extensão.
Erosão causa risco a pontos como o Farol e a Estação Cabo Branco.
 
Do G1 PB
 
Placas foram instaladas na Praça de Iemanjá (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Placas foram instaladas na Praça de Iemanjá, que já está parcialmente destruída
(Foto: Luiz Vaz/Secom-JP)
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de João Pessoa iniciou nesta quinta-feira (30) a instalação de placas de sinalização sobre riscos de deslizamento na orla. A área que corre risco é de quase 2 km de extensão, da Praça de Iemanjá, que já foi parcialmente destruída devido aos efeitos da erosão e da força das ondas do mar, até a praia do Seixas. Um dos locais que podem ser mais afetados é a Falésia do Cabo Branco, causando risco a pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco e a Estação Cabo Branco.

Pessoas se arriscam no pé da falésia (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Pessoas se arriscam no pé da falésia
(Foto: Luiz Vaz/Secom-JP)
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, a ação serve de alerta para o período de ventos fortes em setembro, que podem causar ressacas no mar. “É arriscado passar próximo ao pé da Falésia do Cabo Branco, principalmente quando a maré estiver alta”, disse. Segundo ele, a erosão acontece por conta das ondas do mar, da chuva e dos ventos.

Noé disse ainda que o fluxo de pedestres no local é muito grande nos fins de semana, inclusive com a presença de pessoas que ficam no pé da falésia. Ele explicou que as pessoas levam bebidas ao local e ainda deixam crianças brincarem na área de risco. “A falésia está com um recuo muito grande, deixando a parte alta sem apoio. Não estamos proibindo que passem por lá, mas que andem a uma distância segura”, ressaltou.
Projeto de contenção
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento, Glauco Cavalcante, a prefeitura aguarda a liberação orçamentária pela Caixa Econômica Federal para realizar as obras de contenção da erosão na Falésia do Cabo Branco.

“Vamos construir arrecifes artificiais no pé da falésia e no trecho da praia do Seixas, para conter a força da água. Além disso, serão colocadas pedras no trecho que vai da Praça de Iemanjá até a praia do Seixas”, explicou. Segundo o secretário, o projeto custa R$ 15 milhões – e já estão garantidos R$ 8 milhões.

Outras áreas
A Defesa Civil também vai colocar placas de alerta de deslizamento em outras áreas da cidade. Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Alberto Sabino, o trabalho deve começar na próxima semana, nas comunidades Saturnino de Brito, Timbó e Renascer I. No Alto do Mateus, os avisos serão colocados na comunidade Beira da Linha e na Rua Ari Barroso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário