domingo, 16 de setembro de 2012

Nível de radiação solar no NE ainda é considerado muito alto

Evitar a exposição após as 11 horas, usar roupas adequadas e protetor solar são orientações que devem ser seguidas pela população.




 
Apesar de apresentar índice elevado de radiação solar, o Nordeste permanece protegido pela camada de ozônio, uma cobertura natural que envolve o globo terrestre e ameniza a incidência dos raios ultravioletas e altamente nocivos sobre a população.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a espessura da camada existente sobre a Região é entre 2,21 a 2,75 milímetros. O tamanho é considerado normal, já que a espessura só se torna preocupante quando fica abaixo de 2,19 milímetros.

De acordo com o engenheiro Francisco Raimundo da Silva, responsável pelo Laboratório de Variações Ambientais do Inpe, a espessura da camada de ozônio é medida através de unidades chamadas de Dobsons. Ele explica que quando a quantidade de ozônio fica abaixo de 2,19 Dobsons surgem os chamados buracos na camada.

“A espessura varia de acordo com o tempo e clima. Em dias nublados, a quantidade fica em torno de 221 Dobsons. Já em dias mais ensolarados, a variação fica entre 260 a 275 Dobsons.

Esta quantidade é considerada normal. Se ficasse abaixo de 220, ocorreria um buraco na camada que permitiria a passagem da radiação ultravioleta. Quanto maior é a ensolação, maior é a presença de Dobsons”, detalhou o especialista.

Mesmo com a proteção da camada, o pesquisador recomenda que as pessoas usem protetores solares sempre que saírem às ruas. Ele lembra que o Nordeste, por ficar perto da linha do Equador, é uma das localidades mais quentes do mundo.

Ontem, na escala usada pelo Inpe para medir o nível de radiação solar, com numeração que vai de zero a 16, a Região apareceu na décima posição, considerada muito alta. Em João Pessoa, o índice estava em 6, avaliado apenas como alto.

A população que é exposta por longo período aos raios UV nessa intensidade corre o sério risco de desenvolver câncer de pele, envelhecimento precoce e catarata. Segundo Francisco Raimundo, o horário mais perigoso às 11h20, quando a radiação ultravioleta atinge o limite máximo. “No Nordeste, o sol nasce quase 48 minutos mais cedo do que no resto do país. Por isso, o nosso meio-dia não é às 12h, mas às 11h20. Quem sair às ruas nesse horário precisa usar bloqueador solar, chapéu, óculos escuros e não deve utilizar roupa de tecido sintético, já que esse material absorve o calor e a radiação”, orientou.

Mesmo fazendo o alerta sobre os riscos da exposição excessiva ao sol, o estudioso lembrou, no entanto, que a radiação gera benefícios à saúde, desde que ocorra nos limites indicados por especialistas. “O sol ajuda na sintetização da vitamina D, muito importante para o organismo e ainda ajuda a prevenir alguns tipos de cânceres, diabetes do tipo 1 e osteoporose. Por causa disso, as pessoas devem se expor aos raios durante 15 minutos diários, mas isso não pode ocorrer ao meio-dia. Pode ser nos primeiros horários da manhã ou da tarde”, afirmou.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário