domingo, 2 de setembro de 2012

Limpa João Pessoa é neste domingo

Movimento Nacional de limpeza urbana tem dia 'D' neste domingo na Paraíba; população será convocada a recolher lixo pela cidade.

 

 

Kleide Teixeira
Em vários pontos da cidade é possível ver resíduos que são depositados incorretamente, gerando transtornos para a comunidade

O evento já foi realizado em 140 países e trabalha a conscientização das pessoas por meio da sensibilização e organização de mutirões de limpeza para recolher o lixo jogado nas ruas. João Pessoa é a décima cidade brasileira a receber o evento.

O 'Limpa Brasil' é realizado em cooperação com a Unesco e conta com o apoio de personalidades nacionais, como Chico Buarque, Milton Nascimento e a presidente da República, Dilma Rousseff. Na capital paraibana, o evento recebeu o nome de 'Limpa João Pessoa' e adotou o lema nacional da campanha, “Eu sou catador”, convocando a população a se tornar catadora, pelo menos por um dia. Os participantes do evento receberão sacolas plásticas e luvas para catarem o lixo jogado nas ruas e os materiais recicláveis recolhidos serão enviados às cooperativas de catadores da cidade. Após a ação haverá shows com Renata Arruda, Nando Cordel, o grupo Baticumlata e a dupla Yuri e Will no Ponto de Cem Réis, a partir das 18h.

O lixo é um sério problema de cidades em desenvolvimento. Para se ter uma ideia, por meio da coleta urbana em João Pessoa, 1.200 toneladas de lixo são recolhidos pela Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), sendo que pouco mais de 700 toneladas são oriundas da coleta domiciliar e o restante é formado por outros resíduos urbanos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Emlur, o órgão possui uma equipe de educação ambiental que realiza ações de conscientização nos bairros de João Pessoa, passando informações a moradores e comerciantes sobre a importância do descarte correto dos resíduos, bem como os horários de passagem dos caminhões de coleta e outras informações referentes à produção e acondicionamento do lixo domiciliar.

Outra ação realizada pela equipe de educação ambiental é o projeto 'Meu Bairro é Limpeza', que leva um mutirão de serviços da Emlur para uma localidade na capital durante uma semana, acompanhando os agentes e fiscais durante a ação.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) afirmou que retira das galerias e canais de João Pessoa o equivalente a quatro toneladas de lixo, desde sacolas plásticas, garrafas, pneus, papéis, vidros, calçados que são descartados pela população.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário