quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cagepa se compromete em melhorar abastecimento de água na Paraíba

18/09/2012 10h39 - Atualizado em 18/09/2012 10h39

Reunião entre MP e Cagepa discutiu falta de água potável no Sertão.
Duas localidades receberão visitas de técnicos para estudar soluções.


Do G1 PB
 

Em reunião com o Ministério Público, Cagepa se comprometeu em resolver os problemas (Foto: Divulgação)
Em reunião com o MP, Cagepa se comprometeu
em resolver a situação (Foto: Divulgação)
Uma reportagem do Globo Rural na semana passada mostrou que milhares de famílias estão sofrendo com o problema da falta de água potável no Sertão da Paraíba. Uma reunião na segunda-feira (17) entre representantes do Ministério Público e da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) discutiu o problema e ficou firmado que a companhia vai trabalhar na região para melhorar o abastecimento.

Nesta terça-feira (18), o diretor de operação e manutenção definirá datas para enviar técnicos às localidades afetadas para serem feitos estudos da situação e definir as soluções. A promotora de Justiça Sônia Maia também vai programar para as mesmas datas das inspeções audiências públicas com a participação da população atingida pela falta de água.
 
As duas localidades da região sertaneja são a comunidade de Riacho do Jardim, no município de Brejo do Cruz, com cerca de 50 famílias e a cidade de São José do Brejo do Cruz, que tem população de 1.707 habitantes, de acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

No caso de Riacho do Jardim, o diretor Marco Túlio explicou que na tubulação da adutora passa água bruta, sem tratamento, e que não pode ser servida à população. Mas o maior entrave é que a localidade é zona rural e a legislação não permite a atuação da Cagepa. “Nossas equipes especializadas vão fazer um estudo de sondagem e o caminho será a perfuração de poços artesianos, já que a Cagepa não pode atuar na zona rural”, explicou o diretor.

Já o problema em São José do Brejo do Cruz é menos complicado, já que é uma área urbana, de acordo com a Cagepa. A cidade possui um grande açude e o órgão pretende fazer com que as casas recebam água dele, mas estão faltando o tratamento da água e o abastecimento. A Cagepa infomou que será feita a interligação das tubulações.

Falta de água potável no Sertão


No mês de abril o Governo do Estado da Paraíba havia decretado estado de emergência por conta da seca em 195 municípios do estado. Com o início do inverno, as chuvas caíram no Sertão, mas não foram o suficiente para melhorar a situação dos sertanejos. A região vive um longo período de estiagem e os moradores sofrem com a falta de água potável.

Na zona rural de Sousa são poucos os açudes e os que existem estão com o volume de água baixo. Os moradores tem cisternas construídas, mas precisam recorrer a meios alternativos, como barreiros, poços, açudes. A agricultora Damiana Soares precisa beber a água do açude. "É só um carro para abastecer a região, aí quando falta a gente bebe daqui mesmo. Essa água não serve nem para ser filtrada de tão barrenta e pesada que é", disse.

A constatação ainda mais forte é que o calor e o mormaço da região fazem com que os animais entrem nos reservatórios das quais as pessoas utilizam a água. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 880 mil pessoas convivem com a seca, pois não têm água potável em casa.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário