domingo, 30 de setembro de 2012

Contradição marca o Centro Histórico de JP

Apesar da riqueza desse patrimônio, o abandono tornou-se inerente à paisagem.



 


Duzentos e trinta e um hectares de área e aproximadamente 6.500 edificações, além de ruas, praças e parques compõem o Centro Histórico da capital. João Pessoa foi uma das primeiras cidades fundadas no Brasil e conserva até hoje um rico patrimônio cultural.

Ao passear pelo Centro é impossível não reparar na arquitetura colonial que ganhou contribuições de estilos modernos ao longo dos últimos quatro séculos, mas ainda preserva os traços da época. A Igreja de São Francisco é um dos prédios que compõem o cenário e faz parte do roteiro de qualquer turista que passa pela capital.

Apesar da riqueza desse patrimônio, o abandono tornou-se inerente à paisagem. A contradição marca a região: De um lado edificações imponentes e do outro imóveis com estrutura precária. Alguns prédios tiveram que ser interditados por causa do risco de desabamento e a população é quem mais sofre com a possível perda.

Preservar a memória local da cidade é uma forma de guardar um dos tesouros mais importantes da história e foi pensando nisto que um grupo de 13 pessoas se reuniu com um objetivo: Conservar o Patrimônio Histórico paraibano. A marketeira e antiquária Juliana Freire teve a ideia de criar o movimento e resolveu convidar alguns amigos que simpatizaram com a causa. "A gente quer alertar a sociedade para a importância do Centro Histórico e cobrar dos órgãos responsáveis os devidos cuidados”, ressaltou Juliana.

O movimento ganhou o nome de S.O.S. Patrimônio Histórico PB e pretende se expandir para todo o estado. “Qualquer pessoa pode mandar sugestões e participar da causa. É um projeto que deve ser abraçado pela sociedade”, explicou a ativista.

Formado há pouco tempo, o movimento realizou na última quinta-feira (27) a sua primeira ação: Um ato público, no Pavilhão do Chá, que contou com a presença dos candidatos a prefeito da capital e seus representantes. Na ocasião, foi assinada uma carta compromisso na qual foi firmado um acordo entre o futuro gestor e a sociedade. Uma das cláusulas do documento trata da realização de campanhas educativas de incentivo e valorização do Patrimônio Histórico, além da restauração e conservação de toda a área, dentro dos parâmetros de originalidade das edificações de época, tombadas pelo IPHAN.

Para o próximo mês, o S.O.S. Patrimônio Histórico PB já está preparando o Seminário de Planejamento Estratégico, que irá discutir quais os melhores mecanismos públicos para revitalizar a área. As ações são gratuitas e abertas ao público.

Além dos turistas e visitantes, é importante também atrair moradores para a região que foi esquecida com o passar dos anos. Para o historiador, Arion Farias, o primeiro passo para revitalizar o Centro Histórico é reabitá-lo. “É necessário criar um ambiente que possa ser povoado e incentivar o comércio no local para que a população tenha moradia digna”, destacou Arion.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário