sábado, 22 de setembro de 2012

Temperatura aumenta na PB

Aesa prevê aumento de temperaturas em todo o Estado; o Litoral paraibano terá temperaturas variando entre os 23°C e os 30°C.


 


Felipe Gesteira
Apesar do aumento da temperatura, meteorologista explica que a mudança climática é comum nesta época do ano

Se engana quem pensa que a primavera é marcada apenas pela beleza das flores. Com a chegada da estação mais colorida do ano, os paraibanos devem ficar atentos, visto que gradativamente as temperaturas começam a subir por todo o Estado, com regiões que podem chegar aos 35°C.

Estimativas da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) preveem aumento de temperatura em todas as regiões do Estado até a chegada do verão. O Litoral paraibano terá temperaturas que variam entre 23°C e 30°C. A região do Brejo terá máxima de 28°C e mínima de 18°C. O Cariri, por sua vez, terá temperaturas que vão dos 34°C aos 19°C. A região mais quente do Estado, o Sertão, terá mínima de 23°C e máximas que podem chegar aos 35°C.

Apesar do aumento da temperatura, a meteorologista da Aesa, Marlei Bandeira, explica que a mudança climática é comum de acontecer nesta época do ano. “As chuvas começam a ter redução e o clima fica mais quente por todo Estado. Esses dias mais quentes são comuns, porque a primavera é a estação que precede o verão. Aos poucos as temperaturas começam a ficar mais quentes”, comentou.

A nutricionista Aurilineide Oliveira conta que essa é uma época para começar a mudar os hábitos alimentares, possibilitando uma primavera bonita e saudável, com o corpo preparado para a chegada do verão. “O primeiro conselho é reduzir os níveis de sódio, não buscar comer alimentos com muito sal. Como o clima começa a ficar quente, é ideal aumentar o consumo de líquidos e frutas ricas em vitamina C e Potássio”, indicou.

Frutas indicadas nesta época do ano são laranja, abacaxi, acerola, caju e melancia, que são ricas em vitaminas e líquido.

Ela reiterou a importância da ingestão de frutas na primavera.

“Este é um período com muitas viroses, por isso é bom investir nas vitaminas. É bom procurar desde já aumentar o consumo de carboidratos complexos, que, juntando com a água, dão saciedade e estimulam o sistema digestivo, além de aumentar a imunidade”, contou Aurilineide Oliveira. (Especial para o JP)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário