quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ações para defesa civil e saneamento

Apenas 65 municípios paraibanos adotaram medidas para prevenir deslizamentos ou recuperar áreas atingidas por chuvas e alagamentos.



Francisco França
Apenas seis municípios têm equipes capacitadas para agir em casos de calamidade pública

Alguns municípios paraibanos estão desprovidos de ações na área de prevenção de tragédias naturais. De acordo com o IBGE, apenas 65 adotaram medida para prevenir deslizamentos ou recuperar áreas ambientais que foram atingidas por chuvas e alagamentos durante 2010 e 2011.

Em oito cidades foram construídos muros de proteção e diques; em 10 foram feitos serviços de drenagem e desassoreamento e em 23 foram criadas redes de águas pluviais. O IBGE ainda constatou que foram feitas obras de contenção, de drenagem e de demolição de casas em 16 cidades. Apenas dois municípios possuem o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e só seis capacitaram suas equipes para agir em caso de calamidade pública.

Apesar disso, o coordenador da Defesa Civil da Paraíba, José Walber Rufino, considerou positiva a quantidade de municípios que realizaram alguma medida preventiva no Estado.

Saneamento básico
O estudo também mostrou que apenas 27 cidades elaboraram alguma política para administrar os recursos para o saneamento básico. Em nove, a política foi criada por lei.

No Estado, só há 18 cidades com legislação municipal que protege os mananciais; 31 têm alguma legislação para o sistema de abastecimento de água nos loteamentos novos; 19 têm alguma lei que normatiza a drenagem e só cinco têm política de coleta seletiva.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário