sábado, 17 de novembro de 2012

Boqueirão perde 2 cm de água diariamente

Altas temperaturas estão reduzindo o nível do manancial e agricultores que dependem da água para irrigação estão ameaçados. 

 
 
Isabela Alencar

Agricultores que dependem da água do açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano, para irrigar suas plantações estão ameaçados pela seca. O manancial, que possui mais de 411 milhões de metros cúbicos (m³) de capacidade, está perdendo, nos últimos meses, até cerca de 600 mil m³ de água por dia, devido principalmente à evaporação, provocada pela temperatura elevada, que tem se mantido na média de 33 ºC. Uma simulação feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) constatou que se não ocorrerem chuvas nos próximos meses a irrigação com a água do Boqueirão será suspensa.

Segundo o administrador do Dnocs, Everaldo Jacobino de Moura, os agricultores já foram alertados sobre os efeitos que a seca pode trazer nos próximos meses. “O departamento está realizando simulações justamente para tentar prevenir os que dependem dessa água. A última simulação constatou que se não houver uma boa chuva até o dia 25 de março de 2013, a água do Boqueirão só será disponibilizada para o consumo humano e animal e a irrigação que depende do açude será suspensa”, afirmou.

O administrador informou que a situação é alarmante e que, dependendo do clima, o manancial chega a perder até dois centímetros (cm) de água por dia, o que equivale a 606.697 m³, quantidade suficiente ao consumo de água de 40 mil pessoas por dia, levando em consideração que a média de consumo de água por pessoa é de 150 litros por dia. “De acordo com a simulação, se não houver chuva, o manancial estará com 208 milhões de m³ de água na data estipulada, o que equivale a 50% de sua capacidade”, explicou.

O agricultor Ronildo Nascimento, 52 anos, é morador da Vila Sangradouro, e já começa a sentir os efeitos da seca. “A nossa sorte é que moramos próximo ao açude, mas quem mora longe já está enfrentando muitos problemas. Por enquanto temos água, mas o sol está muito forte e o nosso medo é que a chuva não venha e que em breve a gente não tenha mais água para irrigar”, contou. Esse é o maior medo dos trabalhadores das redondezas do açude Epitácio Pessoa, que está com 65,78% de sua capacidade total.

Cerca de 800 mil pessoas dependem do açude, que abastece 19 municípios paraibanos, nas regiões do Cariri, Agreste e Brejo do Estado, dentre eles Campina Grande. Conforme o engenheiro da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ronaldo Menezes, se a queda no volume do açude Boqueirão continuar no mesmo processo, haverá com certeza a necessidade de racionamento de água. “Todas as cidades que são abastecidas pelo açude passarão por esse racionamento, que já está sendo feito em algumas cidades do Brejo. As pessoas precisam se conscientizar imediatamente da necessidade de conservar a água”, disse.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário