sábado, 10 de novembro de 2012

Polícia Ambiental captura cuandu em teto de galpão na Paraíba

10/11/2012 16h16 - Atualizado em 10/11/2012 16h16

Animal estava no alto de um galpão localizado em Pedras de Fogo.
Após capturado, cuandu será levado para avaliação no Cetas, em Cabedelo.
 
Do G1 PB
 
Cuandu estava em cima do telhado de um galpão em construção, em Pedras de Fogo (Foto: Waldir Pereira/Polícia Ambiental)
Cuandu estava em cima do telhado de um galpão
em construção, em Pedras de Fogo
(Foto: Waldir Pereira/Polícia Ambiental)
A Polícia Militar Ambiental capturou, na manhã deste sábado (10), um cuandu no município de Pedras de Fogo, a 42 km de João Pessoa. Segundo informações do sargento Waldir Pereira, da PM Ambiental, o animal que se assemelha a um porco espinho estava no teto de um galpão em construção. O resgate do cuandu mobilizou também o Corpo de Bombeiros e moradores da região, que cederam ainda um caminhão com guincho para suspender os policiais e evitar que o telhado do galpão quebrasse com a ação.
 
De acordo com o sargento Waldir, o animal provavelmente se abrigou no galpão após alguma das constantes queimadas de canaviais tê-lo deixado sem habitat. “Este tipo de animal costuma se abrigar em ambientes de mata e como neste local a área urbana é muito próxima da área rural, é possível que o cuandu tenha se abrigado no alto galpão após alguma queimada. Tívemos que ter cautela no resgate pois o teto do galpão era de um material frágil, que não suportaria nossa subida, mas contamos com a ajuda de um civil que levou o policial até o topo com um guincho”, comentou.

O animal capturado será levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, na Grande João Pessoa, para que seja feita uma avaliação. Caso não seja encontrado nenhum ferimento, o cuandu será solto na reserva de Mata Atlântica, de João Pessoa, onde também se localiza o Jardim Botânico.


Animal, semelhante a um porco espinho, será encaminhado para o Cetas, em Cabedelo (Foto: Waldir Pereira/Polícia Ambiental)
Animal, semelhante a um porco espinho, será encaminhado para o
Cetas, em Cabedelo (Foto: Waldir Pereira/Polícia Ambiental)


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário