sábado, 10 de novembro de 2012

Previsão é de clima quente e seco por mais 3 meses

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, haverá redução na média de chuvas e elevação da temperatuara em até 38°.




Na Paraíba, a permanência de clima seco e quente para o próximo trimestre, que compreende os meses de novembro e dezembro, deste ano, janeiro e fevereiro de 2013, foi apontada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Recife, que afirmou que haverá chuva abaixo da média, o que poderá contribuir para o aumento da temperatura em até 38ºC, em João Pessoa. As temperaturas mais amenas serão registradas durante este mês. Já em fevereiro do próximo ano, o calor promete ficar ainda mais intenso.

Segundo o meteorologista Ednaldo Correia de Araújo, do Inmet, o aumento da temperatura em João Pessoa, se deve a maior incidência de poluentes atmosféricos. “A baixa na incidência de chuvas na região favoreceu a essa sensação de calor extremo. A previsão para os próximos meses é que a capital paraibana atinja a média de 33ºC, chegando à máxima de 38ºC no Centro de João Pessoa”, explicou.

De acordo com ele, neste mês o Litoral registrará temperaturas entre 23,9°C e 29,8°C, com média superior a 32°C no posto de transmissão dos dados climáticos, onde a sensação térmica na cidade pode atingir os 36°C em único dia. Já em dezembro próximo, as temperaturas variam de 23,9°C a 30,1°C, com média superior a 33°C, podendo alcançar 37°C na região central das cidades litorâneas.

O setor de previsão do tempo do Inmet informou que o período mais quente no Estado ocorrerá na transição de novembro para dezembro, principalmente no Sertão paraibano, cujos termômetros podem marcar média superior a 38ºC e sensação térmica de 45ºC na região central. Novembro também será o mês mais quente no Cariri, com máxima de 32,7ºC e sensação térmica de até 40ºC, devido à radiação solar e à poluição ambiental.

De acordo com o Inmet, no Agreste paraibano, o calor será mais forte em janeiro, com média máxima de 29,9ºC, mas a temperatura poderá alcançar média superior a 34ºC em dias isolados.

ESTIAGEM
De acordo com a previsão de chuvas para a Paraíba nos meses de novembro, dezembro e janeiro de 2013, o Inmet avaliou que existe 45% de possibilidade de chuva abaixo da média, 35% de chuva dentro da normalidade e apenas 20% de probabilidade do fenômeno vir acima da média para o Estado.

Nas regiões do Cariri, Agreste e Brejo, o período de estiagem será intensificado por cinco meses, de dezembro próximo a abril de 2013, com chuvas consideradas insuficientes para amenizar a sensação térmica e abastecer os açudes da região. No Sertão, o clima será amenizado apenas nas primeiras semanas de janeiro, e em seguida esquentará até março do próximo ano, quando comecará o período das chuvas.

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marly Bandeira, a avaliação foi confirmada, pois as chuvas serão isoladas no Cariri, Curimataú e Sertão, o que significa que a região ainda enfrentará período mais forte de seca nos meses finais de 2012. “O somatório da média trimestral, segundo aponta o prognóstico é que seja inferior ao que costuma ser observado apenas em dezembro. O dado indica que a situação de emergência nos açudes do interior do Estado persistirá até as chuvas do próximo ano”, ressalta Ednaldo.

No Litoral e Agreste, haverá apenas chuvas ocasionais e esparsas, dentro da climatologia da região. De acordo com os dados do Inmet, no Litoral e Agreste choverá mais em janeiro.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário