sábado, 3 de novembro de 2012

Agricultores aprendem técnicas de produção orgânica na Paraíba

02/11/2012 21h21 - Atualizado em 02/11/2012 21h21
 
Evento ensinou aos produtores rurais técnicas de produção sustentável.
Produtores aprenderam na prática o uso das novas técnicas. 

Do G1 PB
 

Produtores rurais e pesquisadores paraibanos estão desenvolvendo e compartilhando experiências no cultivo de legumes e hortaliças sem uso de agrotóxicos.

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, evento começou no centro de convenções Raimundo Asfora em Campina Grande e foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB) em parceria com outras instituições. O principal objetivo trazer mais informações aos agricultores sobre a produção de alimentos orgânicos e o ensino de técnicas sustentáveis.

Em um dia de campo, pequenos produtores de outras cidades do Estado, visitaram a propriedade do agricultor Antônio Rodrigues que fica no município de Lagoa Seca, no Agreste paraibano, para assistirem na prática como são aplicadas as novas técnicas de cultivo sem veneno para combater as pragas.

Há três anos o projeto, que disponibiliza instrução, assistência técnica e toda a parte de irrigação' adotou a propriedade do senhor Antônio Rodrigues, onde são cultivadas mais de 40 tipos de verduras e legumes orgânicos.
 
O agricultor que hoje tem uma produção 100% orgânica disse que não foi sempre assim, e que antes ele costumava gastar muito dinheiro com a compra dos defensivos agrícolas para sua plantação de hortaliças. “Eu já usei veneno de R$ 5 a R$ 1,2 mil eu não podia comprar um quilo, comprava 200 gramas e pulverizava”. Comentou o agricultor, que vende seus produtos para os municípios de Campina Grande e Lagoa Seca.

Para o agroecólogo Renato Alberque o projeto é importante pois além de trabalhar os conceitos de sustentabilidade também contribui com a vida social dos produtores rurais, além de trazer produtos de melhor qualidade para a mesa dos consumidores. “Vem trazendo o beneficio de vida, trabalhando com o produto orgânico, sem nenhum tipo de insumo, nenhuma qualidade de agroquímico e trazendo o social, quando a gente trata com agroecologia, a gente vê muito a questão social do produtor, que é o bem estar, que é a questão de eliminar o atravessador, que ele tenha o acesso a economia, que ela faça suas feiras e venda para as compras institucionais.”


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário