domingo, 11 de novembro de 2012

Na PB, ação ensina como descartar óleo de cozinha sem agredir ambiente

11/11/2012 06h00 - Atualizado em 11/11/2012 06h00

Campanha acontece neste domingo (11), em João Pessoa.
Ação faz parte do Godstock 2012, promovido pela Fundação Cidade Viva.
 
Do G1 PB 
 
Campanha “Uma lixeira a mais & Meu óleo saturado” acontece em João Pessoa, neste domingo (Foto: Divulgação )
Campanha “Uma lixeira a mais & Meu óleo saturado”
acontece em João Pessoa, neste domingo
(Foto: Divulgação )
Uma campanha de educação ambiental que será realizada neste domingo (11) em João Pessoa prevê a distribuição de sacolas alternativas de papel e recipientes etiquetados para recolher o óleo de cozinha saturado. A campanha “Uma lixeira a mais & Meu óleo saturado” integra a programação do Godstock 2012, evento realizado pela Fundação Cidade Viva. Cerca de dois mil recipientes serão distribuídos aos membros e visitantes da Cidade Viva para recolher o óleo saturado, durante as três mensagens realizadas no Centro de Convenções Cidade Viva, nos horários de 10h, 16h e 19h.

A campanha teve início ainda no sábado (10) com a distribuição das sacolas e recipientes no Parque da Criança, em Campina Grande. A sacola de papel em substituição à plástica mostra a importância da separação do lixo seco do úmido e também do cuidado de manter a cidade limpa, apontando para a coleta seletiva do lixo e da importância da educação ambiental. Já a distribuição dos recipientes etiquetados busca conscientizar a sociedade paraibana dos prejuízos causados ao meio ambiente quando óleo de frituras (já saturado) é derramado na pia.
 
“Essas ações têm o intuito de promover a educação ambiental, que é o alicerce para a conscientização ecológica. Essas ações de incentivo são para fazerem o básico da coleta seletiva, que é separar o lixo seco (inorgânico) do úmido(orgânico), como também substituir as sacolas plásticas pelas lixeiras de jornal quando for possível”, reforça a coordenadora da campanha, Maíza Fagundes.

Maíza Fagundes faz alerta ainda para as consequências do óleo de cozinha jogado na pia. A estimativa é que apenas um 1 litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água. Na rede de esgoto, o óleo usado se junta a outros resíduos causando entupimentos gerando transtorno e demandado recursos para desobstruir a galeria. Quando chega nos rios, córregos, lagoas e mares forma uma película que impede a oxigenação da água matando as criaturas aquáticas, enquanto no solo gera impermeabilização, dificultando a passagem da água da chuva e propiciando enchentes.

A dica dada na campanha é de colocar o óleo saturado em garrafas pet, para que assim pode ser levando a um posto de coleta e será transformado em um sabão, em detergente, ou até mesmo biodiesel. “Entregaremos as garrafinhas orientando para colocarem o óleo frio dentro delas ou de outra e ensinando a entregarem em um posto de coleta da sua cidade”, completou Maíza.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário