sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vazamento deixa seis municípios sem água

Vazamento deixou mais de 42,1 mil pessoas sem água; Cagepa suspeita de ação criminosa. 


 

 
Um vazamento na rede de abastecimento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) deixou mais de 42,1 mil pessoas sem água por dois dias em seis municípios do Estado. O vazamento afetou os moradores das cidades de Soledade, Cubati, Seridó, São Vicente do Seridó, Olivedos e Pedra Lavrada.


A suspeita da Cagepa, segundo a assessoria de imprensa da companhia, é de que o vazamento não tenha sido acidental e sim criminoso. O problema começou na última terça-feira (30) e a previsão da Cagepa é de que o abastecimento em toda a região seja totalmente restabelecido até a manhã de hoje.

Já em Cabaceiras, outros 5.035 moradores estão sem água nas torneiras há 30 dias por causa dos desvios de água na adutora da Cagepa. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o final de semana. Segundo Alexandrina Formiga, gerente regional da Cagepa em Campina Grande, o município enfrenta constantes problemas devido à ação de moradores da região que perfuram a tubulação da adutora para desviar água, principalmente para a irrigação de pequenas plantações. Com a estiagem, o problema se agrava, gerando a falta de água potável nas torneiras.

A estiagem também está afetando o abastecimento de água nas cidades de Remígio e Esperança, no Brejo Paraibano. Os dois municípios estão enfrentando um racionamento de água por tempo indeterminado. O abastecimento está sendo interrompido todas as segundas e terças desde o último dia 23 de outubro.

No município de Diamante, no Sertão do Estado, o abastecimento deverá ser retomado hoje, após os mais de um mês de falta de água devido à estiagem, que baixou nível do Rio Piancó. Para garantir o fornecimento de água, a Agência Executiva de Gestão das águas da Paraíba (Aesa) autorizou a abertura das comportas de três mananciais da região.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário