sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Açudes da PB estão com capacidade média de 40%, constata Aesa

02/11/2012 12h02 - Atualizado em 02/11/2012 12h02

 
Levantamento observou menores volumes no Curimataú e Sertão.
Sub-bacia de Espinharas está com 16,76% da capacidade.


Levantamento da Agência Executiva de Gestão da Águas (Aesa) da Paraíba, constatou que os açudes no Estado estão funcionando com apenas 40% de capacidade média. O menor volume foi registrado na sub-bacia de Espinharas, que abastece Patos e região do Sertão paraibano, se encontrando atualmente com 16,76% de sua capacidade.

O volume dos reservatórios também está abaixo da média na sub-bacia de Jacu, no Curimataú paraibano, e sub-bacias do Médio e Alto Piranhas, no Sertão, que estão abaixo de 30% da sua capacidade.
 
Conforme o diretor de acompanhamento e controle da Aesa, Porfírio Loureiro, o Açude Capivara está com 41,7% da capacidade e as cidades abastecidas estão com atendimento normal. “Esta irrigação é feita com base em critérios e estudos. De maneira nenhuma colocaríamos a população em risco de abastecimento, para fazer liberação de água sem o devido critério”, explica.

Os prejuízos da seca também provocaram a suspensão da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Estado, Marenilson Batista, a vacina está suspensa até 31 de dezembro, porque o gado estaria debilitado. “Os animais estavam sofrendo muito e a vacinação poderia dar efeito contrário. Temos também na Paraíba 30% de perda na produção leiteira e de carne como um todo. Nosso Estado perde muito com essa seca”, disse.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário