sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Agricultores atestaram experiência agroecológica

Baseada em conceitos de sustentabilidade, propriedade produz alimentos sem agrotóxicos e oferece mais saúde. 

 






Depois de participarem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que envolveu mais de 400 produtores agrícolas, dezenas de agricultores e técnicos em agroecologia visitaram uma propriedade na zona rural de Lagoa Seca, no Brejo, na manhã de ontem e atestaram a eficiência da atividade agroecológica na produção de alimentos.

Foi esse o exemplo de Antonio Rodrigues de Araújo, 61 anos, que planta 49 tipos de alimentos sem a utilização de agrotóxicos e oferece saúde aos consumidos dos produtos e trabalhadores de sua propriedade.

Focado em projetar sua produção utilizando conceitos de sustentabilidade, com sistema de irrigação por gotejamento direto na raiz, preparação da terra para renovação de nutrientes e utilização do território sem desperdício de área ou produtos, Antonio Araújo apresentou as experiências com a intenção de ajudar colegas produtores. “Essa troca de experiências é muito importante para todos nós. Se eu tenho uma dificuldade na minha plantação, pode ser que outro produtor possa ter superado este mesmo problema, e irá me orientar para superar essa dificuldade”, afirmou o produtor que só na produção de verduras cultiva 32 espécies diferentes, além de há mais de 10 anos ter deixado de utilizar agrotóxicos e passado a combater pragas utilizando óleo de soja e castanha, urtigas e outros compostos.

Para Renato Albuquerque, agroecólogo, os produtores que passam a desenvolver esses tipos de ações em suas plantações têm uma maior possibilidade de aumentar sua produção, melhorar a qualidade dos seus produtos e ainda participar de políticas de sustentabilidade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário