sábado, 24 de novembro de 2012

Umidade fica em 14% no Sertão

Queda na umidade do ar na região de Patos foi detectada pelos técnicos da Aesa; temperatura passa do 38 °C na cidade sertaneja.



 

As estações meteorológicas do Governo do Estado registraram altas temperaturas no sertão paraibano na última quinta-feira e a previsão é que a temperatura continue alta nos próximos dias aqui na Paraíba.
Nas cidades de Patos e Sousa, os termômetros marcaram 38,9 ºC e 37,5 ºC, respectivamente. Os técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), responsáveis pelo monitoramento, também identificaram uma queda significativa na umidade relativa do ar na região, que chegou a marcar 14% em Patos.
As altas temperaturas no sertão paraibano são consideradas normais para esta época do ano, segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. “Em outubro nós registramos 39 ºC em Patos. A tendência é de que até o fim do ano tenhamos muito calor naquela região”, explicou. Já no caso da umidade relativa do ar, foi observada uma queda em relação ao mês de novembro dos anos anteriores. “A média do dia inteiro era em torno de 50% e, atualmente, estamos com 30%. Na parte da tarde, que é o período mais crítico, já chegou a 11%,” alertou.
Em João Pessoa e Campina Grande o clima está menos quente. As temperaturas máximas já registradas foram 31 ºC e 32,2 ºC, respectivamente. As umidades relativas do ar mais baixas nestas cidades foram: 57% na Capital e 34% em Campina, de acordo com os sensores da Aesa.

REGISTROS NO SITE
A previsão do tempo para o fim de semana está disponível no site da Aesa. A página eletrônica também disponibiliza os dados agrometeorológicos (quantidade de chuva, velocidade do vento, temperatura e umidade do ar e do solo) medidos em tempo real, além da relação completa das barragens monitoradas pela Aesa, com os respectivos volumes neste período.



Nenhum comentário:

Postar um comentário