segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Desmatamento é um dos fatores

 


Para o ambientalista Roberto Almeida, da Associação de Proteção Ambiental (Apam), os próprios agricultores contribuem para o desaparecimento do rio. “Eles desmatam as margens do rio para construir plantações, mas não sabem que acabam interferindo em tudo, inclusive no clima".

São as matas ciliares que equilibram o curso do rio e evitam o seu assoreamento. “Esta é a maior seca dos últimos 50 anos e os próprios agricultores, que dependem do rio para sobreviver, contribuem para que ele desapareça”, explicou.

Ele informou que os próprios ribeirinhos irão sentir os efeitos da ação antrópica e, mais tarde, terão que migrar para as cidades, sem outra alternativa de vida. Para o ambientalista e também coordenador da Sudema na região de Campina Grande, este é o pior problema a ser enfrentado pelo rio, além da retirada de areia, que funciona como um filtro do rio.

Frei Anastácio alerta que se este processo não for controlado pode provocar sérios danos contribuindo também para o aniquilamento de espécies de peixes. “A tendência é que o rio suma com os anos, já que sem água não haverá umidade do ar e, sem isso, não haverá chuvas. Com a seca deste ano, o volume de água já reduziu em 40%”, contou.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário