quarta-feira, 29 de maio de 2013

Biorrefinaria vai gerar 730 vagas

Solenidade de lançamento aconteceu em Alagoa Grande; indústria irá gerar cerca de 730 postos de trabalhos diretos e indiretos.
 

 

Divulgação
Vagas oferecidas vão contemplar candidatos de níveis médio e superior em diversas funções

 
A Bioenergy AGe, primeira biorrefinaria do Norte-Nordeste, irá gerar cerca de 730 postos de trabalhos diretos e indiretos na Paraíba, e as inscrições para emprego começam em outubro deste ano. A solenidade de lançamento da indústria, cem por cento paraibana, ocorreu ontem à noite no auditório da prefeitura de Alagoa Grande, município do Brejo paraibano onde o empreendimento será sediado. Segundo o diretor executivo da Bioenergy, Severino Sousa, as obras para a construção do prédio deverão iniciar-se em julho. Severino Sousa estima que a biorrefinaria comece a funcionar em novembro ou dezembro deste de 2013.
 
As vagas oferecidas vão contemplar candidatos de níveis médio e superior em funções como motorista, operadores de máquinas, auxiliar de produção, químicos, biólogos e administrador. Além dos 129 empregos diretos, a Bioenergy vai trabalhar com aproximadamente 600 assentados da região próxima a Alagoa Seca. Eles vão fornecer a matéria-prima para a empresa chamada de sorgo sacarina, planta usada na produção de etanol.
 
“É uma espécie de gramínia originária da África que será introduzida nos assentamentos e pequenos produtores da região próxima a Alagoa Grande. Ela ainda serve como ração animal”, explicou Severino Sousa.
 
De acordo com o diretor executivo da Bioenergy, um anexo da indústria irá funcionar na prefeitura de Alagoa Grande onde serão recebidos os currículos dos candidatos às vagas oferecidas.
 
“Vamos priorizar os candidatos da região. Iremos trabalhar com assentados de Alagoinha, Areia e Alagoa Nova”, afirmou Severino Sousa.
 
A expectativa é de que a Bioenergy produza por mês de 800 toneladas a 1.000 toneladas de briquete (combustível sólido utilizado em caldeiras, fornos e churrasqueiras), cerca de 200 mil litros de etanol (combustível) e até 30 mil litros de bio álcool neutro (usado em hospitais). “Vale lembrar que o etanol produzido será consumido pela Rádio Taxi de João Pessoa, que vai rodar com toda a sua frota com etanol”, afirmou Severino Sousa.
 
O empreendimento "green power" , ou seja ecologicamente correto, terá investimento de R$ 2,5 milhões no Estado. Um exemplo é a substituição da lenha, diesel, gás e outros combustíveis fósseis usados na geração de energia térmica pelo briquete, também chamada de lenha ecológica. Para cada tonelada de briquete usada é possível evitar o corte de 80 árvores na natureza.
 
De acordo com Severino Sousa o 'O wood briquete' é o combustível sólido mais limpo, a combustão é muito mais eficiente e gera menos fumaça que a lenha. “Uma tonelada de briquete produz sensivelmente a mesma energia que 2,5 toneladas de lenha, assim sendo ocupa menos espaço de armazenamento e transporte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário