sexta-feira, 10 de maio de 2013

Semob inicia pesquisa na internet com ciclistas de João Pessoa

Questionário será aplicado até o dia 17 de maio
Postado em por edificar

“Anda de bicicleta? Então queremos conhecer você. Responda nossa pesquisa e ajude a construir uma cidade melhor para todos os ciclistas”. É com esse chamamento aos internautas que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa inicia, nesta quarta-feira (8), uma pesquisa pela internet com objetivo de coletar dados sobre os ciclistas que circulam na cidade. A pesquisa que vai até o dia 17 deste mês está disponível nas páginas oficiais do Facebook  da Prefeitura (pmjponline) e o da Autarquia (Semob), onde as pessoas vão encontrar o link http://bit.ly/pesquisacicloviaria  para visualizar o questionário.

A enquete online é semelhante a que foi feita em nove pontos da cidade, entre os dias 9 e 10 de abril, e basicamente aborda questões como a origem e destino dos que utilizam a bicicleta, os problemas enfrentados, tempo de percurso, faixa etária, classe social, escolaridade e, se a bicicleta é utilizada para o deslocamento às atividades diárias ou apenas para ao lazer.

A pesquisa virtual é uma oportunidade para os ciclistas que não participaram da anterior também opinarem para a melhoria das condições de mobilidade para quem pedala em João Pessoa, contribuindo na tomada de decisões para os projetos e os investimentos que visam a garantia da segurança viária dos que circulam de bicicleta na Capital.

Primeira etapa - A Semob fez uma avaliação positiva da primeira etapa da pesquisa com ciclistas realizada em abril. Na pesquisa, feita em nove pontos da cidade, houve contagem dos ciclistas e entrevistas em horários específicos. Durante os três dias foram contados 11.215 ciclistas que passaram por esses locais e entrevistados 1.343. Os dados ainda estão sendo analisados pela empresa que está prestando consultoria para a Prefeitura Municipal de João Pessoa e serão somados aos da enquete online.

A pesquisa cicloviária tem como finalidade construir um perfil das pessoas que usam bicicleta na cidade, o que vai permitir a execução de projetos e ações do poder público, a exemplo da expansão da rede cicloviária, que conta hoje com 45 quilômetros. Os planos são de superar os 100 quilômetros de extensão, dando segurança e mobilidade a quem utiliza este meio de transporte no deslocamento.

Avaliação positiva - A coordenadora da pesquisa, Aída Pontes, avaliou como positiva a primeira etapa da coleta de dados e entrevistas com os usuários de bicicletas. “Eu estou bastante satisfeita com o resultado da primeira etapa da pesquisa. Tivemos uma boa receptividade dos ciclistas, que revelaram suas dificuldades e fizeram sugestões para melhorar o deslocamento deles. Esperamos também a adesão dos ciclistas que usam a internet”, disse.

Ela ressaltou a importância da pesquisa para fazer um diagnóstico e um prognóstico da situação dos ciclistas na cidade. “A partir daí teremos uma visão definida de como está à situação no momento, e de como poderá ficar no futuro”.

Depois da análise de toda a pesquisa, a Semob vai utilizar os dados para desenvolver o projeto de integração entre a bicicleta e os corredores de ônibus que serão implantados, expandir o plano cicloviário existente, com base nas linhas de desejo encontradas na pesquisa, e decidir quais serão as prioridades na política pública em favor do deslocamento seguro dos ciclistas.
 
Fonte: Secom-JP.






Nenhum comentário:

Postar um comentário