terça-feira, 21 de maio de 2013

Empresário acha rede abandonada com duas tartarugas mortas na PB


20/05/2013 19h18 - Atualizado em 20/05/2013 19h18 

David Montenegro estava em um caiaque e aproveitou para tirar uma foto.
ONG afirma que mais de 80 tartarugas já foram encontradas mortas em 2013.
 
Do G1 PB
 

Duas tartarugas são encontradas mortas em rede de pesca na praia do Bessa  (Foto: David Montenegro)
Empresário fotografou uma das tartarugas mortas em rede de pesca
na praia do Bessa (Foto: David Montenegro/arquivo pessoal)


Na tarde do domingo (19) duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas em uma rede de pesca aparentemente abandonada na praia do Bessa, em João Pessoa. Os animais foram encontrados por uma dupla que fazia um passeio turístico com caiaque pelo local e aproveitaram a situação para tirar uma foto e divulgar o caso pelas redes sociais.
 
O empresário David Montenegro estava no caiaque e explicou que estava passeando com um turista quando achou a rede. "Fomos até o local e quando puxei a rede achei duas tartarugas mortas. Uma já estava em estado bem avançado de decomposição e a outra é a da foto”.
 
“Na nossa empresa fazemos passeios ecológicos pela orla de João Pessoa e temos um acervo bem grande com fotos de várias tartarugas mortas que foram encontradas”, disse David.
 
Rita Mascarenhas, fundadora da ONG Guajiru, que tem a tarefa de proteger as tartarugas marinhas que visitam e desovam na orla da Paraíba, informou que nesses primeiros cinco meses de 2013 a organização já documentou pelo menos 85 tartarugas marinhas encontradas mortas.

Tartaruga marinha encontrada na praia do Bessa tinha 50 anos de idade e mais de um metro de casco (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Mais de 80 tartarugas já foram encontradas mortas
na Paraíba em 2013 (Foto: Walter Paparazzo/G1)
“Só neste domingo (19) encontramos três mortas em praias da orla. Com essas encontradas dentro do mar, presas em uma rede, o número sobe para cinco", explicou a bióloga.
 
Rita contou que a poluição das águas marinhas e a pesca estão elevando o número de tartarugas mortas na orla paraibana, já que nos últimos anos a média era de 100 tartarugas, e em menos da metade de 2013 esse número quase já foi alcançado. Segundo Rita, a maioria dos animais que aparecem mortos têm marca de rede de pesca no corpo ou plástico dentro do estômago.
 
Fonte
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário