sábado, 18 de maio de 2013

Limpinho 3R: pessoense agora pode trocar lixo por serviços

A ideia é educar, por meio de bonificação a conscientização, sobre as problemáticas referentes à ausência da coleta seletiva


Ciência e Tecnologia | Em 17/05/2013 às 19h50, atualizado em 17/05/2013 às 20h08 | Por Secom-JP
 

Imagem do cartão do Limpinho 3R e o prefeito Luciano Cartaxo em anúncio da novidade
Imagem do cartão do Limpinho 3R
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou na tarde desta sexta-feira (17) o programa “Limpinho 3R” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A iniciativa, desenvolvida por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), pretende incentivar o desenvolvimento da coleta seletiva no município. O evento aconteceu no Núcleo da Associação de Catadores de Resíduos (Ascare-JP), no Bessa.

Luciano Cartaxo destacou a necessidade do envolvimento da população no programa. “Não estamos fazendo algo que depende unicamente do poder público. A proposta é ousada porque nossa função é gerenciar e tentar envolver a população. As pessoas precisam integrar as ações de preservação e cuidado com o meio ambiente como um ato natural de sua rotina”, convocou.

O superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, destacou que a essência do projeto é a participação. “Estamos colocando à disposição do cidadão um projeto onde ele se integra à defesa do meio ambiente e é recompensado por isso. Esse projeto já alcançou repercussão nacional e isso mostra o interesse da sociedade em dar destaque e tornar realidade iniciativas como esta”, destacou.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Edílton Nóbrega, são ações como esta que podem destacar João Pessoa com o título de cidade sustentável. “Temos um ciclo de ações voltadas para este sentido e, com certeza, este terá continuidade para garantir um futuro cada vez melhor para toda população”, afirmou.

O programa – O lançamento do “Limpinho 3R” marca as atividades referentes ao Dia Mundial da Reciclagem. O programa piloto funcionará no Núcleo de Coleta Seletiva Ascare-JP, atendendo ao bairro do Bessa e áreas adjacentes. A ideia é estimular, por meio de bonificações, o desenvolvimento da coleta seletiva na região.

Depois de realizar um cadastro, o usuário do programa poderá disponibilizar seu lixo reciclável em frente a sua residência ou diretamente na Ascare-JP. Com isso, receberá pontos em seu cartão ‘Limpinho 3R’. A bonificação no cartão poderá ser trocada por diversos serviços, como tratamentos estéticos, automotivos, educacionais e brindes variados.

O site do programa já está disponível pelo endereço eletrônico.

Pontuação coletiva – Após a coleta do material reciclado, tanto o agente ambiental, quanto o cidadão, a empresa, o condomínio ou órgão público, cadastrados no “Limpinho 3R”, receberão uma pontuação coletiva. Essa bonificação deve ser revertida em benefícios para a comunidade, como manutenção de equipamentos em praças, quadras e escolas.

Arte - O evento de lançamento contou com a apresentação teatral do grupo “Agentes da Alegria”. A peça mostrou o funcionamento do programa de forma divertida e educativa. O encerramento da cerimônia ficou por conta do grupo de percussão “Batecumlata”, que apresentou uma performance musical utilizando instrumentos que reaproveitam materiais recicláveis. Ambos os grupos são formados por agentes de limpeza da Capital.

Ainda estiveram presentes o chefe da Coleta Seletiva na Capital, Ulysses Ximenes, o coordenador da Associação de Catadores de João Pessoa, José Carlos, e os vereadores Santino e Marco Antônio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário