quarta-feira, 8 de maio de 2013

Filhotes de jacaré do papo amarelo nascem em parque de João Pessoa

07/05/2013 14h07 - Atualizado em 07/05/2013 14h07 

Bica desenvolve pesquisas sobre reprodução assistida em cativeiro.
Mais de vinte filhotes nasceram nesta ninhada.
 
Do G1 PB
 
 
Vinte e seis filhotes de jacaré nasceram na Bica (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Vinte e seis filhotes de jacaré nasceram na Bica
(Foto: Divulgação/Secom-JP)

Vinte e seis filhotes de jacaré do papo amarelo nasceram no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. As imagens foram divulgadas nesta terça-feira (7). O local possui atualmente 25 exemplares adultos da espécie e, segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, é um dos zoológicos pioneiros na técnica de reprodução desses animais.
 
De acordo com a Secom-JP, há 20 anos a Bica desenvolve pesquisas sobre reprodução assistida em cativeiro de algumas espécies de jacaré. No caso da espécie jacaré do papo amarelo (Caiman latirostris), há três anos não ocorria reprodução com sucesso. O trabalho de reprodução em cativeiro é desenvolvido pelos técnicos do Parque.

De acordo com o diretor da Bica, Jair Azevedo, o Parque Zoobotânico apresenta as condições ideais para reprodução e bem-estar dos jacarés do papo amarelo. “A Bica possui áreas alagadas com vegetação arbustiva, as margens similares ao habitat natural, e aqui desenvolvemos o manejo alimentar que atende às exigências nutricionais da espécie, tornando-a apta ao processo reprodutivo com sucesso”, ressaltou.

 
Jacarés passam por reprodução em cativeiro (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Jacarés passam por reprodução assistida em cativeiro
(Foto: Divulgação/Secom-JP)
Reprodução
O jacaré do papo amarelo, que há bem pouco tempo constava na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e agora ocupa o status de vulnerável, se reproduz entre janeiro e março, período em que ocorre a corte e a cópula, seguida da desova, com os ovos ficando incubados por um período entre 60 e 80 dias.
 
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário