segunda-feira, 13 de maio de 2013

MP da Paraíba abre inquérito para apurar poluição do Rio Jaguaribe

13/05/2013 16h18 - Atualizado em 13/05/2013 16h18 

Segundo denúncia, poluição no rio vem sendo causado pela Cagepa.
Empresa não se pronunciou sobre possível irregularidade.
 
Do G1 PB
 
 
O Ministério Público da Paraíba instaurou, nesta segunda-feira (13), inquérito civil público para apurar uma denúncia de poluição no trecho do Rio Jaguaribe localizado no Bairro da Torre, em João Pessoa. De acordo com a denúncia, protocolada na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de João Pessoa, a poluição estaria sendo provocada pelo derramamento de esgoto proveniente da tubulação da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).

O G1 entrou em contato com a Cagepa para ter uma posição da empresa a respeito da denúncia de poluição. A assessoria de imprensa informou que a Procuradoria Jurídica é quem responde sobre o assunto, no entanto o procurador Fábio Andrade disse que não tinha informações sobre a denúncia que o MP pretende investigar. Ainda segundo o procurador, a empresa não recebeu nenhuma notificação sobre o inquérito.

“A priori, o fato noticiado configura infração à Lei Federal  nº 6.938/1981 e compete à promotoria a apuração de responsabilidade civil por danos eventualmente praticados”, explicou o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa. A promotoria vai encaminhar ofício à Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) para que ela vistorie o local.
 
De acordo com o Ministério Público, caso seja confirmado o problema, será recomendado à Sudema que faça o embargo ou a interdição da obra, atividade ou serviço; e que tome as medidas necessárias à produção de provas para a promoção da responsabilidade civil do autor do crime ambiental.
 
Outra medida tomada pela promotoria foi a requisição de documentos, informações e vistorias aos órgãos competentes para verificar as causas da degradação do rio, suas consequências e responsabilidades. Os laudos ou relatórios devem ser encaminhados à promotoria de Justiça.
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário