quarta-feira, 29 de maio de 2013

Telhado verde é tema de votação na Assembleia Legislativa

Projeto de lei, que pretende garantir a instalação em prédios de três andares ou mais, foi aprovado nesta terça (28)

Postado em por edificar
Por Hallita Avelar

Telhado verde é tema de votação na Assembleia LegislativaFoi aprovada, em votação realizada na manhã desta terça (28) na Assembleia Legislativa, a obrigatoriedade da instalação de telhados verdes nas edificações de três ou mais pavimentos no estado da Paraíba. O projeto de lei ordinária nº 1.424/2013, de autoria do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB), passará a valer após ser sancionada pelo governador.
 
A ideia, ao que parece, vem sendo aprovada por quem entende de paisagismo. Para o diretor de gestão da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), Sérgio Chaves, a modalidade traz, entre outros benefícios, o resfriamento do ambiente. “Além de promover um maior conforto térmico ao ambiente, o telhado verde atrai ainda pássaros de variadas espécies e torna o edifício mais humanizado”, declarou.
 
O paisagista ressalta ainda a escolha da vegetação ideal para a edificação, levando em conta itens como o espaço disponível para o jardim e a profundidade. “Pode-se trabalhar vegetações diversas, as arbóreas ou herbáceas, como margarida, beijo e alamanda. Há quem prefira plantar essências ou fazer uma horta. Independentemente da escolha, tudo isso deve ser muito bem preparado, com inclinações, drenagem e o substrato específico”, acrescentou o paisagista.
 
Sobre o assunto, a arquiteta e paisagista Patrícia Lago reforça a necessidade de trazer mais verde ao ambiente urbano. “Não sei se há necessidade de uma obrigatoriedade, mas todo incentivo é válido. Já são comprovadas as vantagens do telhado verde, não só com relação à absorção do gás carbônico como também pelo fato de termos tão poucas áreas de preservação na cidade grande, onde o concreto predomina”, pontuou.

Fonte

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário