domingo, 26 de maio de 2013

PMJP incentiva produção e consumo de alimentos orgânicos


Domingo, 26 de maio de 2013 20h53

A Secretaria do Trabalho, Produção e Renda (Sedesp) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove, a partir desta segunda-feira (27), a Semana dos Alimentos Orgânicos. A prefeitura apoia o evento criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que está em sua nona edição, realizado simultaneamente em todo o País.

“Há oito anos fazemos este evento para incentivar o consumo de alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos e, portanto, recomendáveis à saúde”, afirmou o secretário de Trabalho, Produção e Renda, Raimundo Nunes.

O evento começa com uma panfletagem na manhã de segunda-feira (27), no Parque Solon de Lucena. No dia seguinte, às 6h, a ação ocorrerá na Feira Agroecológica Itinerante em frente ao Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados. Às 14h haverá uma palestra sobre os orgânicos na Escola Antônio do Socorro Machado, na rodovia PB 008, em Paratibe. O palestrante será o presidente da Comissão dos Alimentos Orgânicos na Paraíba, Virgínio Carneiro.

Na quarta-feira (29) haverá um café da manhã, a partir das 6h, na Praça Alcides Carneiro, em Manaíra. Estarão presentes representantes do Mapa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), além das associações agrícolas, como a Associação Agrícola de Engenho Velho, Associação de Camponeses do Assentamento Frei Anastácio II e a Cooperativa dos Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort).

Conforme o diretor de Agricultura Familiar, Ancelmo Rodrigues, a Secretaria do Trabalho auxilia os agricultores e criadores de animais da área do Cinturão Verde, dando assistência técnica, sobretudo, para a realização de práticas sustentáveis. Além disso, há a linha de crédito Cinturão Verde do Empreender-JP, e intermediação de comercialização de seus produtos.

“Nós incentivamos a produção agroecológica, que é uma etapa intermediária para a produção efetivamente orgânica, porque causa menos impactos ao meio ambiente e preserva a saúde das pessoas, já que o alimento é mais saudável”, disse a gerente de mobilização e fomento da diretoria de Agricultura Familiar, Rosiane Cruz.

Programação Semana dos Alimentos Orgânicos
 
Data    Local    Atividade       Horário
 
27/05 Parque Solon de Lucena Panfletagem 8h às 10h
28/05 Shopping Sebrae Panfletagem 6h às 7h
28/05 Escola Antônio do Socorro Machado, na PB 008 Palestra sobre orgânicos 14h às 16h
29/05 Praça Alcides Carneiro, em Manaíra Café da manhã 6h às 10h
30/05 Busto de Tamandaré Panfletagem 6h às 8h
31/05 Praça da Paz Panfletagem 6h às 7h
01/06 Mercado do Valentina Panfletagem 6h às 7h
 
Fonte: Da Redação com Secom/JP 
 
 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário