segunda-feira, 13 de maio de 2013

PM Ambiental apreende oito 'paredões' na Grande João Pessoa


13/05/2013 10h09 - Atualizado em 13/05/2013 10h09

Com as apreensões, foi aplicada uma média de R$ 40 mil em multas.
Apreensões aconteceram em bairros como Mangabeira e Grotão.
 
Do G1 PB


Um dos paredões foi apreendido em uma granja, em Santa Rita (Foto: Divulgação/PM Ambiental )
Um dos paredões foi apreendido em uma granja, em Santa Rita
(Foto: Divulgação/PM Ambiental )

 
Oito paredões, aparelhos de som de alta potência, foram apreendidos neste fim de semana pelo Batalhão de Polícia Ambiental na Grande João Pessoa. A média de multa aplicadas é de R$ 40 mil, uma vez que não houve reincidência. De acordo com o subcomandante do Batalhão, major Oscar Beuttenmüller, um dos casos que mais chamou a atenção foi a apreensão feita em uma granja, no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. Alguns aparelhos estavam em veículos.
 
“O aparelho de som era de uma potência absurda. O que pudemos perceber durante essa abordagem é que falta conscientização das pessoas. Os responsáveis por esse 'paredão', por exemplo,disseram que não medem a altura do som. Ou seja, não têm a mínima ideia de que estão perturbando o sossego do próximo", disse Beuttenmüller, que acrescentou que o índice de barulho permitido durante o dia é de 55 decibelímetros e durante a noite o limite permitido é de 50 decibelímetros.
 
Não queremos apenas multar por multar. O que queremos é que as pessoas entendam que o direito delas acaba onde começa o do outro".
 
Oscar Beuttenmüller
Para Oscar Beuttenmüller, o que a Polícia Militar da Paraíba deseja é levar sossego à população da Grande João Pessoa. “Não queremos apenas multar por multar. O que queremos é que as pessoas entendam que o direito delas acaba onde começa o do outro. Não podemos conviver com um problema desses, aparentemente simples, mas que é grave, haja vista que tira o direito do próximo a ter paz”, afirmou.

As outras apreensões aconteceram em João Pessoa, nos bairros de Mangabeira, Grotão, Jardim Planalto e Cruz das Armas, além das cidades de Bayeux e Santa Rita. O fim de semana é quando se registra o maior número de denúncias, ainda de acordo com Beuttenmüller. “As pessoas começam a beber e acabam perdendo o bom senso, a noção de que estão cometendo crimes como o sossego da ordem pública e também ambiental, por causa da poluição sonora", destaca.

Os aparelhos serão encaminhados para a sede da Superintendência do Meio Ambiente (Sudema). Os responsáveis pelos "paredões" têm um prazo de 20 dias para apresentar defesa.

Dados da Semam
Em 2012, o bairro de Mangabeira respondeu por 58% dos 7.486 casos de poluição sonora. Os dados são da Secretaria do Meio Ambiental de João Pessoa (Semam). Ainda de acordo com a Semam, o segundo bairro com o maior número de denúncias nesta infração é o Valentina, com 9% das ligações. Ainda pelo levantamento da Semam, 145 notificações foram lavradas na capital paraibana em 2012, relativos a este crime.

Os bares, restaurantes, casas de eventos e comerciantes instalados na via pública, com uso de equipamento sonoro diferenciado, representam 10% das reclamações feitas para o disk denúncia da Semam.

Como denunciar
As atividades da Divisão de Fiscalização no atendimento ao Disk Denúncia funcionam das 7h às 22h de segunda a quinta e das 7h às 2h nas sextas, sábados e domingos. A população de João Pessoa pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones: 3218-9208 e 0800 281 9208.


Apreensões foram feitas em bairros como Grotão, Mangabeira, Jardim Planalto e Cruz das Armas (Foto: Divulgação/PM Ambiental)
Apreensões foram feitas em bairros como Grotão, Mangabeira,
Jardim Planalto e Cruz das Armas (Foto: Divulgação/PM Ambiental)
 
A Divisão de Fiscalização indica que após esses horários, bem como denúncias localizadas em áreas de risco durante o período noturno, sejam direcionadas ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar, através do telefone 3218-7222.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário