quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jacaré é capturado às margens de rodovia federal, em João Pessoa

08/05/2013 07h44 - Atualizado em 08/05/2013 07h44

Jacaré-do-papo-amarelo ainda é filhote e mede cerca de 1 metro. 
Segundo a PM Ambiental, animal apresenta boas condições de saúde.




 
Do G1 PB
Jacaré-do-papo-amarelo foi capturado às margens da BR-230, em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Jacaré-do-papo-amarelo foi capturado às margens da BR-230, em
João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um jacaré-do-papo-amarelo foi capturado na manhã desta quarta-feira (8) às margens da BR-230, no bairro de Água Fria, em João Pessoa. O animal foi visto por um aspirante do Corpo de Bombeiros, que fez a contenção e em seguida acionou o Batalhão de Policiamento Ambiental. O jacaré ainda é filhote e mede cerca de 1 metro, de acordo com o tenente Eduardo Rodrigues, da PM Ambiental.
Ainda de acordo com o tenente, caso não tivesse sido capturado a tempo, o jacaré poderia ter sido atropelado. “É uma BR e, caso não ocorresse a captura, o animal poderia sofrer um atropelamento”, pontuou Eduardo Rodrigues. O animal aparente “boa saúde” e deve ser devolvido ao habitat natural, segundo o policial.
 
Próximo ao local, há uma mata onde existe uma área alagada. “Por isso, nós acreditamos que esse animal tenha saído de lá”, disse o tenente, que acrescentou que capturas desses animais são comuns naquela área.
 
“Nós pedimos para que a população não insista em fazer a captura de qualquer animal por conta própria. Caso isso aconteça, tanto a pessoa pode correr risco quanto pode colocar também em risco a integridade física do animal”, alertou Eduardo Rodrigues.
 
O policial ressaltou que, mesmo se tratando de um filhote, uma mordida de um jacaré pode deixar sequelas difíceis de se prever. “Um animal desse porte tem uma mordida que pode dilacerar os dedos de uma pessoa além de outras consequências”, completou.

 
"Um animal desse porte tem uma mordida que pode dilacerar os dedos de uma pessoa", diz policial (Foto: Walter Paparazzo/G1)
"Um animal desse porte tem uma mordida que pode dilacerar os dedos de
uma pessoa", diz policial (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O telefone para que a população entre em contato com o Batalhão Ambiental é o 3218-7222 ou acionar o número de emergência da Polícia Militar, o 190.

Segundo o tenente, o  jacaré seré levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas), localizado em Cabedelo, Grande João Pessoa. "Como o animal está em boas condições de saúde, aparentemente, cremos que não será preciso a quarentena e, tão logo chegue ao Cetas, deverá ser solto na natureza", finalizou.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário